Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
23 funcionários

Sindicato denuncia Sercomtel ao MP por demissões

Bruna Quintanilha - Redação Bonde
27 ago 2013 às 09:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadoras de Mesas Telefônicas no Estado do Paraná (Sinttel/PR) protocolou uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho contra a Sercomtel. Para o sindicato, a demissão sem justa causa de 23 empregados que se enquadravam nos critérios do Programa de Demissão Voluntária, mas que não fizeram a adesão, foi um ato discriminatório.

"Enfoca-se que a dispensa dos empregados mais antigos e aposentados, sem qualquer parâmetro meritório ou legal, caracteriza ato discriminatório, caracterizando uma violação aos princípios da dignidade da pessoa humana e os previstos no art. 37 da CF", diz a denúncia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As demissões, anunciadas no dia 14 de agosto, fazem parte do plano de reestruturação da operadora. Na ocasião, o presidente da Sercomtel, Christian Schneider alegou que os cortes eram necessários para garantir o equilíbrio financeiro da empresa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


No dia 15 de agosto, o Sinttel já havia se manifestado contra as demissões. Na época, o sindicato divulgou uma nota de repúdio à medida e culpou os cargos comissionados pelos cortes.

Publicidade


Na denúncia entregue ao MP, o Sinttel alega ainda que o quadro de funcionários não pode ser declarado culpado pela "má administração da empresa ao longo dos anos".


Em nota a Sercomtel informou que ainda não foi notificada sobre a denúncia e que quando for prestará todas as informações que forem solicitadas pelo Ministério Público do Trabalho.


A empresa disse ainda que não considera as rescisões atos discriminatórios e que "pauta seus atos pela legalidade". Segundo a Sercomtel, os seguintes critérios foram levados em consideração na hora das demissões: "empregados aposentados; empregados que estão acima do teto salarial das carreiras de nível superior e médio; e empregados com jornada de trabalho inferior a 30 horas semanais, cujo salário-hora é superior ao teto salarial das carreiras de nível médio e superior."

(Atualizado às 12h11)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo