O Sindicato dos Bancários de Londrina fechou duas agências do Banco Santander na região central de Londrina. As atividades foram suspensas nas agências localizadas na avenidas Bandeirantes e Higienópolis na manhã desta terça-feira em protesto contra demissões de funcionários. A ação faz parte da operação "Demitiu, Parou".
"Mal terminou a Campanha Salarial e o Santander já implementa um processo de demissões entre seus funcionários. O sindicato não irá tolerar esta prática abusiva do banco contra seus trabalhadores", declarou o presidente do sindicato em Londrina, Wanderley Crivellari, em nota divulgada no site da categoria.
As duas demissões em Londrina ocorreram na semana passada. Na última sexta-feira (25), o operação fechou uma agência do Santander em Cambé por causa de um funcionário demitido. "Nos últimos 10 dias foram quatro demissões na região de Londrina. É um desrespeito com os funcionários e com a população devido ao atendimento", afirmou Crivellari em entrevista ao Portal Bonde.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o sindicato, o Santander extinguiu 3.414 empregos nos primeiros nove meses de 2013. Apenas no terceiro trimestre, o banco fechou 1.124 postos de trabalho. Já nos últimos 12 meses, o corte alcançou 4.542 vagas, uma queda de 8,2% no quadro de funcionários que caiu para 50.578.