A Secretaria de Portos (SEP) treina, até sexta-feira (14), funcionários dos portos de Paranaguá e Antonina para implantar o sistema Porto sem Papel (PSP). O projeto integra informações das autoridades portuárias e dos diversos órgãos ligados à atividade. O objetivo é criar transparência nos dados, agilizar processos de atracação, operação e desatracação dos navios, desburocratizar e, além de outros benefícios, contribuir para o meio ambiente.
Mais de 20 pessoas de setores como informática, núcleo ambiental, diretoria empresarial e operação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) passam pelo treinamento. Também participam representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Marinha, Anvisa e Vigiagro. O treinamento é realizado no auditório do Centro Administrativo do Porto de Paranaguá pelo coordenador-geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos.
"O Porto Sem Papel promove enorme ganho operacional. Esta ferramenta deverá melhorar não apenas o trabalho e o dia a dia, como a qualidade de vida de todos os envolvidos nas atividades portuárias", afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, que também participa do treinamento.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
PSP – Durante o desenvolvimento do projeto Porto sem Papel, a SEP contabilizou mais de 112 formulários e 953 informações que faziam parte das atividades portuárias (operações). Com um Sistema Concentrador de Dados Portuários e o Portal de Informações Portuárias (www.portosempapel.gov.br), o que se pretende é aumentar a quantidade de informação disponível, diminuir a burocracia e a quantidade de papel. A meta é incluir no sistema os 35 portos públicos do país até 2014. Até agora, 19 já estão habilitados e, contando com o Porto de Paranaguá, outros cinco estão em fase de implantação.