Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Poder de consumo

Sony foca nova classe média brasileira

Agência Estado
15 jun 2011 às 16:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A multinacional japonesa Sony apresentou nesta quarta-feira, 15, em São Paulo o melhor resultado anual de sua história no Brasil desde a sua instalação, em 1972. A companhia teve no ano passado um crescimento de 65% em seu faturamento no País em relação a 2009 - a maior expansão entre todos os países em que a Sony atua. Rússia, Índia e Coreia do Sul completam a lista de países onde a Sony mais cresceu no ano passado. E a expectativa da empresa para 2011 é manter o Brasil no topo do ranking de crescimento, com um aumento de 48% em seu faturamento. Para atingir a meta, a Sony já definiu seu alvo: a nova classe média.

Segundo o presidente da Sony Brasil, Ryuji Tsutsui, a chamada classe C está no centro das atenções da empresa. Ele afirmou que a ideia não é simplesmente baixar o preço. "Vamos ouvir os consumidores para aliar preço, qualidade, design, conectividade." A companhia japonesa aposta principalmente no mercado de câmera digital, filmadora, mini system e televisores para ampliar sua participação no Brasil. "A ideia é procurar a segmentação, oferecer produtos diferentes para públicos diferentes, sempre mantendo a qualidade", disse Ricardo Junqueira, diretor de vendas da Sony Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para estabelecer esse elo entre a empresa e a nova classe média, a Sony escalou o apresentador Rodrigo Faro como garoto-propaganda. Além disso, vai trabalhar com linguagens distintas para o mesmo produto. Por exemplo, no caso dos televisores, a mensagem a ser repassada à classe emergente é que o produto é 2 em 1 - isto é, TV e internet -, enquanto para as classes A e B, a ideia é ressaltar que a TV é a melhor do mercado, aquela que tem mais qualidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


A estratégia para os produtos da companhia é apoiada em três pilares: 3D, design e conectividade. Segundo o gerente-geral de marketing, comunicação e inovação da Sony Brasil, Carlos Paschoal, "a empresa vai buscar se aproximar do público jovem, fazer parcerias estratégicas, oferecer experiências únicas e procurar um engajamento total com canais de venda". Ele afirmou que a companhia quer quadruplicar o número de pontos-de-venda de notebooks até março de 2012. "O melhor resultado da Sony no Brasil se deu porque a empresa entendeu o consumidor final. Portanto, queremos tornar a marca Sony cada vez mais próxima do consumidor final."


A companhia japonesa também trabalha com um conceito chamado "Sony United", o que significa uma integração entre os produtos da empresa. Para entender essa ideia, Paschoal citou o lançamento, no dia 5 de agosto, do filme "Os Smurfs", uma comédia da Columbia Pictures e Sony Pictures Animation. Segundo ele, o notebook da empresa, da marca Vaio, aparece no filme por quase dez minutos. O PlayStation também está lá. Aliás, o presidente da Sony Brasil disse que a PlayStation Network estará no Brasil antes do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.

A Sony Corporation é patrocinadora oficial da Fifa até 2014 e seu contrato, no valor de US$ 305 milhões, prevê a participação em mais de 40 eventos nesse período, inclusive as Copas do Mundo de 2010 e 2014. Um dos eventos, de acordo com Paschoal, vai ocorrer no dia 30 de julho, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Será uma partida de futebol de areia entre as seleções do Brasil e Japão, com a presença de celebridades e jogadores consagrados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo