O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, disse nesta quinta-feira que a BMW deve anunciar em breve investimentos no País, com a construção de uma fábrica na região Sul. "Será a primeira fábrica da BMW fora da Europa", afirmou.
Pimentel disse que o anúncio deve ser feito na semana que vem pelo presidente mundial da BMW, que provavelmente será recebido pela presidente Dilma Rousseff. "Isso está confirmado, estamos apenas nas tratativas dessa visita", disse.
Segundo o ministro, a BMW acaba de protocolar um pedido para aderir ao novo regime automotivo. "A habilitação deve ser rápida", afirmou. O ministro disse que a primeira empresa habilitada no novo regime automotivo será a Nissan. "Hoje estamos habilitando a Nissan, que entrou com protocolo primeiro, e já temos 10 ou 12 protocolos de pedidos que, ao longo da próxima semana, vamos analisar e habilitar."
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para dar início ao processo de construção de uma fábrica de veículos no Brasil, a BMW ainda aguarda a decisão da matriz, na Alemanha, informou a assessoria de imprensa da marca no País. Dois Estados disputam a produção da BMW no Brasil: Santa Catarina e São Paulo.
A assessoria de imprensa informou que o desejo da BMW de produzir veículos em território nacional é conhecido desde antes da regulamentação do novo regime automotivo, o Inovar-Auto, e que depois que o decreto com o detalhamento do programa foi publicado, em 3 de outubro, houve um "reforço dessa intenção". "A marca se compromete a cumprir os critérios estipulados pelo Inovar-Auto", informou a assessoria de imprensa.