O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respondeu sozinho por 5,3 ponto porcentual (ou 49,2%) do aumento de 10,9% apurado nas vendas do varejo em julho ante igual mês de 2009. Nessa comparação, as vendas dessa atividade registraram alta de 11,0%.
O técnico da coordenação de Serviços e Comércio do instituto, Nilo Lopes, disse que os supermercados estão sendo beneficiados pela queda nos preços dos produtos alimentícios. Ele observou que a desaceleração no resultado do segmento em julho (alta de 0,1%) ante julho (aumento de 1,5%) deve refletir apenas uma acomodação. "Os resultados ante o mês anterior são muito voláteis e é difícil encontrar uma explicação para essa perda de ritmo", disse.
Entre as dez atividades do varejo investigadas na pesquisa do IBGE, o maior aumento apurado nas vendas em julho ante igual mês de 2009 foi registrado em equipamentos de escritório e informática (alta de 20,3%). No entanto, o mesmo segmento registrou o pior resultado na comparação entre julho e junho (baixa de 4,4%). Segundo Lopes, a queda registrada ante junho no setor responde à base de comparação muito elevada de junho (alta de 4,8%) em relação a maio.