Já é possível comprar uma passagem aérea da TAM em uma rodoviária. A TAM firmou uma parceria com a empresa de ônibus Pássaro Marron, que opera em 50 cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais, pela qual é possível vender bilhetes aéreos nas agências que a Pássaro Marron possui nas rodoviárias e, em contrapartida, as lojas TAM Viagens poderão vender as passagens de ônibus da Pássaro Marrom.
Nesta quinta-feira, 24, foi lançado oficialmente o projeto piloto, que terá duração de três meses. Nesse período, a agência da Pássaro Marron no terminal rodoviário de São José dos Campos, no interior de São Paulo, venderá passagens aéreas e roteiros turísticos da TAM Viagens. Em contrapartida, duas lojas da TAM Viagens, uma na cidade de São Paulo, na rua Augusta, outra em São José dos Campos, oferecerão bilhetes de ônibus da Pássaro Marron.
Após esse período experimental, a parceria deve ser estendida para outros terminais rodoviários onde a Pássaro Marron mantém agências, e, da mesma forma, todas as lojas da rede de franquias da TAM Viagens venderão bilhetes de ônibus da Pássaro Marron. A TAM estima que sua rede de franquias, hoje de 79 lojas, deve encerrar o ano com 200 unidades.
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O acordo tem como objetivo aproximar a TAM do consumidor das classes emergentes. "No ano passado, 31 milhões de pessoas ascenderam de classe social. Queremos estar mais próximos desse público", afirmou a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro, em entrevista à Agência Estado.
Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, divulgada esta semana, cerca de 19 milhões de pessoas deixaram as classes D e E, passando à classe C. Ainda de acordo com o levantamento, a classe C passou a representar no ano passado mais da metade dos 191,7 milhões de brasileiros. Em 2005 essa classe representava 34% da população brasileira, passou para 49% em 2009 e chegou a 53% em 2010.
Segundo Manoela Amaro, desde 2003 a TAM tem desenvolvido iniciativas voltadas para a classe C, mas, há um ano, deu início a um projeto mais amplo de varejo, visando a "elasticidade da marca". O acordo com a Pássaro Marron faz parte desse projeto. Ele começou a ser negociado em julho do ano passado e só não foi lançado antes devido a questões burocráticas.
"Não era permitida a venda de passagens aéreas em rodoviárias e tivemos que negociar essa autorização com a Socicam, empresa que administra inúmeras rodoviárias no Brasil", diz a executiva. De acordo com Manoela, a intenção é ter parcerias com outras empresas de ônibus além da Pássaro Marron e já há negociações em andamento com companhias que atuam em outras regiões do País. "Dessa forma, aumentaremos a nossa capilaridade, inclusive em cidades que não são atendidas por aeroportos", diz Manoela.
Pela parceria com a Pássaro Marron, um cliente de São José dos Campos, no interior de São Paulo, por exemplo, pode já na rodoviária comprar todas as passagens necessárias para chegar a qualquer cidade atendida pela TAM. Ele irá num ônibus da Pássaro Marron até São Paulo, de onde pegará um avião da companhia aérea. "Nem sempre esse público que acabou de ascender à classe média se sente confortável para comprar uma passagem de avião pela internet, nos aeroportos ou numa agência de turismo", diz Manoela Amaro.
Segundo ela, hoje a classe média representa entre 6% e 8% dos clientes da TAM. De olho na ampliação desse público, em agosto do ano passado a companhia também firmou uma parceria para vender passagens em lojas da Casas Bahia. Para os próximos cinco anos, a expectativa da TAM é que os passageiros da classe C representem 17% do total dos seus clientes.
Os concorrentes também estão em busca desses novos consumidores. Recentemente, a Gol anunciou a instalação de quiosques em três estações de metrô em São Paulo para a venda de passagens aéreas. A ideia é futuramente transformar esse modelo de negócio em um sistema de franquia.