Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a companhia aérea TAM estava vendendo passagens para brasileiros até 400% mais cara do que para estrangeiros.
A companhia admitiu a falha, atribuída a um "erro no sistema de disponibilização de tarifas". Um voo na ponte aérea São Paulo – Rio de Janeiro para o mesmo dia custava R$ 1.263 no site brasileiro. Quem acessava o site internacional, conseguia comprar o mesmo bilhete por R$ 232.
A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, pode aplicar multa à companhia no valor de até R$ 6,2 milhões.
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Em nota, a TAM afirma que "trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente".