A taxa de desemprego apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,4% em fevereiro, ante 6,1% em janeiro, informou há pouco o instituto em sua Pesquisa Mensal de Emprego (PME). A taxa de desemprego de fevereiro foi a menor registrada pelo IBGE para o mês de fevereiro desde o início da série, em 2003.
O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 6,20% a 6,60%, e em cima da mediana, de 6,40%.
A população ocupada nas seis principais regiões metropolitanas do País foi de 22,2 milhões de pessoas em fevereiro deste ano, apresentando estabilidade em relação a janeiro e avanço de 2,4% na comparação com fevereiro de 2010. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE, ao divulgar os dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do mês passado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Já a população desocupada foi de 1,5 milhões de pessoas em fevereiro deste ano, o que representa uma alta de 6,0% na comparação com janeiro e queda de 12,4% ante fevereiro de 2010.
Ainda segundo o instituto, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado foi de 10,7 milhões de pessoas em fevereiro deste ano, o que representa uma alta de 1,8% ante janeiro e de 6,9% ante fevereiro de 2010, representando um adicional de 687 mil postos de trabalho formais.
O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação negativa de 0,5% em fevereiro ante janeiro, mas aumento de 3,7% na comparação com fevereiro do ano passado.