A Toyota Motor está ampliando para a Europa um megarecall de milhões de seus veículos devido a problemas em pedais de aceleração, em mais um golpe na reputação da maior montadora do mundo.
A Toyota disse que ainda não determinou quantos veículos na Europa serão chamados, ou quando, mas a imprensa e analistas disseram que cerca de 2 milhões de carros podem ser afetados, com outros 6 milhões já sendo considerados na América do Norte.
Na China, a montadora informou que fará um recall de 75.552 unidades do jipe RAV4 por causa de problema no acelerador.
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O recall interrompeu a produção e as vendas na América do Norte de oito modelos, incluindo o popular Camry, manchando o recorde da empresa de segurança e confiabilidade impecável.
"A Toyota tem os recursos para se recuperar disso, mas essa é a maior crise que enfrentamos, e a Ford, Hyundai e outros estão chegando forte", disse Jim Ziegler, consultor automotivo em Atlanta.
As ações da Toyota caíram 4 por cento na quinta-feira, acumulando assim perda de mais de 15 por cento na semana, o que reduziu o valor de mercado da empresa em cerca de 25 bilhões de dólares.
Uma porta-voz da Toyota Europe afirmou que os modelos e o número exato de veículos potencialmente afetados estão sendo investigados, mas que não há necessidade de interromper a produção.
No fim de quarta-feira, a empresa ainda se ofereceu para substituir o assoalho ou o pedal de outros 1,1 milhão de veículos nos Estados Unidos se os consumidores desejarem. Com essa medida voluntária, a Toyota pode lidar com cerca de 6 milhões de veículos norte-americanos com problemas relacionados ao acelerador em sua linha.
Com os outros 2 milhões de veículos na Europa, o recall somar cerca de 8 milhões de carros, quase o mesmo número de vendas globais do grupo no ano passado.
Analistas afirmam que o dano financeiro causado dependerá do tempo de parada de produção de modelos importantes; e de como a confiança do consumidor na marca seria afetada, refletindo-se no preço de carros novos e usados.
"A suspensão de vendas e de produção pode custar à Toyota pelo menos 50 bilhões de ienes (553 milhões de dólares) em lucro operacional por mês", disse Koji Endo, analista de automóveis na Advanced Research Japan.
O lucro operacional da Toyota entre julho e setembro foi de 58 bilhões de ienes.