As empresas Toyota, Land Rover e Mercedes-Benz protocolaram campanha de chamamento na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). Os consumidores que adquiriram veículos objeto de recall devem entrar em contato com as empresas para substituir peças.
A Toyota do Brasil LTDA. protocolou campanha de chamamento para verificação e substituição da suspensão traseira dos veículos Rav-4, fabricados entre 2005 e 2010. De acordo com a empresa, a campanha, que abrange 5.897 unidades do produto, teve início em 1º de agosto de 2012, e engloba os veículos Rav-4 com numeração de chassi compreendida entre os intervalos JTMBD31V**5005722 a JTMBD31V**5262087, para os modelos ACA33L-ANPGK; e JTMZD31V**5164432 a JTMZD31V**5167398, para os modelos ACA38L-ANPGK.
Sobre os riscos à saúde e segurança do consumidor, a empresa destacou que "o condutor do veículo que apresentar o defeito poderá ouvir um ruído anormal proveniente da parte traseira do automóvel. Em maior grau, porém com muito baixa probabilidade de ocorrer, o condutor poderá perder o controle do veículo".
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A Mercedes-Benz do Brasil LTDA. realiza recall para reparametrização e, se necessário, a instalação de chicote elétrico adicional no chassi dos ônibus O500, fabricados entre 2010 e 2012. De acordo com a empresa, a campanha teve início em 2 de agosto de 2012 e abrange os veículos com numeração de chassi entre intervalos de 9BM382189AB696646 a 9BM382188CB859221, num total de 633 unidades.
Quanto aos riscos à saúde e segurança, a empresa informou: "caso o veículo esteja em aclive e seu condutor tente arrancar sem a 1ª marcha engatada pode provocar o recuo inesperado e causar acidente".
A Jaguar Land Rover Brasil Importações e Comércio de Veículos LTDA. protocolou campanha de chamamento para verificação e substituição da fixação dos cintos de segurança presentes em veículos Land Rover Defender (ano/modelo 2011). De acordo com a empresa, a campanha abrange 113 veículos Defender com numeração de chassi compreendida entre os intervalos SALLDVBS8BA40004 a SALLDVBS8BA826073, para os modelos Defender 90; SALLDKWS8BA824547 a SALLDKWS8BA825943, para os modelos Defender 130 (2 portas); e SALLDKVS8BA400013 a SALLDKVS8BA825980, para os modelos Defender 130, quatro portas. O recall da Land Rober teve início em 1º de agosto de 2012.
Quanto aos riscos à saúde e segurança, a empresa destacou que "existe a possibilidade do cinto de segurança se soltar do suporte de fixação." Se isso acontecer, "em caso de frenagens bruscas ou colisões a funcionalidade do dispositivo estará comprometida, fazendo com que não cumpra a sua função precisa e coesa podendo ocasionar lesões ou morte em caso de acidente".
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
As informações sobre a Toyota podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 02 06 e na página da Internet www.toyota.com.br http://www.honda.com.br/recall/autos. Os contatos da Mercedes-Benz são 0800 970 90 90 e www.mercedes-benz.com.br http://www.honda.com.br/recall/autos. Para entrar em contato com a Land Rover o consumidor deve ligar no 0800 012 27 33 ou acessar o site www.landrover.com.br http://www.honda.com.br/recall/autos. (As informações são do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - DPDC)