A Toyota Motor manteve o posto de líder em vendas globais durante o primeiro semestre deste ano, mas por uma pequena margem em relação à General Motors, que registrou um volume de vendas superior ao de sua concorrente japonesa durante o segundo trimestre.
A Toyota anunciou a venda de 3,56 milhões de veículos no mundo em seis meses até junho, incluindo vendas de suas subsidiárias Daihatsu Motor e Hino Motors. O volume é 26% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, o primeiro recuo para um período de seis meses desde 1999, quando a Toyota iniciou o registro das vendas globais do grupo, disse um porta-voz hoje.
As vendas da Toyota ficaram levemente acima do total de 3,55 milhões de veículos vendidos pela General Motors, que perdeu a posição de líder global em vendas para a montadora japonesa no ano passado. No segundo trimestre, entretanto, a GM assumiu a liderança, vendendo 1,94 milhão de veículos, enquanto a Toyota vendeu 1,80 milhão. A demanda chinesa impulsionou as vendas da montadora norte-americana.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A alemã Volkswagen, por sua vez, continua obtendo progressos em termos de vendas globais, graças a uma pequena exposição ao mercado norte-americano e à sólida demanda doméstica. A Volkswagen vendeu 3,1 milhões de veículos no primeiro semestre.
A Volkswagen está aumentando os preços para os automóveis pequenos na Alemanha e na China, na esteira de medidas oficiais destinadas a elevar as vendas de veículos de uso eficiente de combustíveis, enquanto a Toyota enfrenta problemas de excesso de capacidade. Os detalhes das vendas da Volkswagen para o segundo trimestre serão divulgados esta semana. As informações são da Dow Jones.