O terceiro maior consumo de diesel e a segunda maior produção de oleginosas do Brasil fizeram que o Paraná ganhasse a mais nova usina de biodiesel do País. A unidade, inaugurada oficialmente ontem em Marialva (noroeste), é uma parceria entre os gaúchos da BSBios e a Petrobrás Biombustíveis, cada qual detentora de 50% das ações. A inauguração contou com a presença do presidente da Petrobrás Biocombustíveis, Miguel Rosseto, o governador do Estado, Orlando Pessuti, e diversas lideranças políticas e diretores das duas empresas.
A associação entre as entidades pública e privada aconteceu em novembro de 2009 e contou com um investimento total de R$ 100 milhões até o término das obras. A capacidade de produção é de 127 milhões de litros de biocombustível anualmente. Entre os meses de março e abril, a usina iniciou a produção antes mesmo da inauguração oficial e deve gerar 120 empregos diretos, sendo que 70 funcionários já estão contratados. O intuito dos diretores da usina agora é angariar profissionais da região onde a unidade está instalada.
Esta é a primeira parceria que a Petrobrás realiza com uma empresa privada. O objetivo da criação desta unidade no interior do Estado é para melhorar o atendimento aos mercados do Sul e Sudeste do País. A empresa possui três usinas de biocombustível nos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais, produzindo 326 milhões de litros por ano. Com a parceria com a BSBios, a produção deve subir, a curto prazo, para a 389 milhões de litros.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para os produtores familiares de oleginosas, principalmente de soja e canola, a vinda de uma usina deste porte para o Estado é de extrema importância. No fornecimento das principais matérias-primas, o cálculo feito pelos diretores é que cerca de 7 mil famílias sejam envolvidas. A usina ainda pretende incentivar a diversificação do plantio das oleaginosas, o que pode acabar envolvendo instituições de assistência técnica agrícola e de pesquisadores da área.
Entenda o biodiesel:
O que é?
O biodisel é um etílico de óleos vegetais ou gorduras de animais. Ele é produzido através de uma reação química na qual consiste da mistura de alguns dos dois tipos de óleo com álcoois metanol ou etanol, tendo glicerina ou glicerol como subprodutos.
Como é fabricado?
O processo químico de produção do biodiesel é chamado de transesterificação. O óleo vegetal novo ou usado ou a gordura animal é colocado num recipiente chamado reator, aquecido e misturado com o álcool e a soda cáustica. Depois de aproximadamente uma hora, inicia-se o processo de separação em dois níveis: no topo fica o biodiesel e no fundo do recipiente fica depositado os subprodutos.
Qual é a função dos subprodutos?
O subproduto bruto pode ser usado como sabão ou desengraxante. Depois de purificada, a glicerina tem diferentes usos, inclusive para a produção de cosméticos, na indústria farmacêutica e também como carrapaticida. Há empresas ainda que o utilizam como combustível em caldeiras.