Para ajudar a evitar um eventual desabastecimento de etanol no país, 30 usinas da região Centro-Sul começaram as operações de moagem de cana-de-açúcar, antecipando o início dos trabalhos na safra 2011/2012, informou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-Açúcar .
As 30 usinas são responsáveis por 12% de toda a moagem de cana da região Centro-Sul do país, ou cerca de 65 milhões de toneladas anuais, tendo como base as estimativa para a safra 2010/2011, de 557 milhões de toneladas.
Os dados foram apurados pela Unica em consulta direta a usinas e sindicatos de todos os Estados produtores da região Centro-Sul, informou a entidade em um comunicado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"O objetivo da antecipação é acrescentar etanol aos estoques disponíveis para a entressafra, aumentando a margem de segurança para que não haja carência do produto para o consumidor até que a nova safra possa ser deflagrada em todas as usinas", afirmou a Unica em nota.
A entidade observou que nem todas as usinas têm condição de antecipar a moagem, pois nem sempre há cana disponível para moer com antecedência. A tendência no entanto é de que outras usinas sigam essa antecipação, segundo a Unica.
"Mas percebemos que está havendo um esforço importante para mobilizar recursos e acrescentar produto ao mercado durante este período", explicou o diretor técnico da Unica Antonio de Padua Rodrigues, em nota.
A Unica informou ainda que os números finais da safra 2010/2011, assim como a primeira projeção da entidade para a safra 2011/2012, serão anunciados na próxima quinta-feira.