O varejo do País espera que o Natal de 2009 seja o segundo melhor dos últimos cinco anos, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Serasa Experian. O Indicador Serasa Experian Expectativa Empresarial - Natal 2009 mostrou que 53% dos varejistas creem na ampliação das vendas para o período, 31% esperam faturamento estável e 16% preveem declínio, ante a mesma época de 2008. Esta é a segunda melhor perspectiva para o Natal desde 2005, perdendo somente para 2007, quando 61% dos varejistas acreditavam em alta das vendas.
O aumento médio previsto pelo comércio em 2009 para o faturamento é de 17%. O levantamento foi feito com mil varejistas de todo o País, entre os dias 16 e 23. Em 2008, a comemoração natalina não foi muito favorável para o varejo, por causa da crise econômica mundial. No período, 39% dos pesquisados esperavam a alta das vendas, 32% esperavam estabilidade e 29% previam redução.
As grandes companhias são as que registram o maior otimismo em relação ao faturamento no Natal este ano, com 84% dos empresários partilhando o otimismo. Os que apostam na repetição do resultado do Natal anterior são 13% e os que avistam espaço para recuo são apenas 3%.
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Em seguida, aparecem as médias empresas, com 63% apostando em faturamento maior neste Natal, 26% esperando o mesmo resultado e 11% prevendo um decréscimo. As pequenas empresas são as mais cuidadosas. Quarenta e oito por cento aguardam faturamento maior que no Natal de 2008, enquanto 34% dos entrevistados apostam no mesmo resultado e 18% no declínio.
Nas regiões, o Centro-Oeste tem a melhor expectativa para o Natal. Sessenta e oito por cento dos varejistas da região esperam vendas maiores, enquanto 22% aguardam a repetição do resultado do Natal de 2008 e 10% preveem queda. A retomada dos preços das commodities (matérias-primas) locais impulsiona o comércio.
Em seguida, aparecem o Nordeste e o Norte, com 57% dos entrevistados esperando aumento no faturamento. O Sudeste vem logo depois, com 55%. Já o Sul é a região menos otimista, com 40% dos varejistas prevendo alta do faturamento.