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Comércio

Varejo paranaense se recupera no mês de julho

Redação Bonde
11 set 2014 às 15:11

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As vendas do varejo no Paraná apresentaram melhora significativa no mês de
julho em relação a junho, com crescimento de 12,32%. O mês marcou o retorno ao
padrão de vendas, especialmente a partir da segunda quinzena, com o término da
Copa do Mundo. Os dados são da Pesquisa Conjuntural, realizada mensalmente
pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR).

No entanto, em comparação a julho de 2013 a variação foi pequena, com
acréscimo de 2,4%. No acumulado do ano, o comércio cresceu apenas 1,48% sobre
o mesmo período do ano passado.

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Durante este ano, uma série de fatores restritivos atuaram de forma a conter a
demanda e, por conseguinte, as vendas do varejo. Dentre estes fatores cabe
mencionar a baixa no desempenho do PIB industrial, queda acentuada no mercado
automotivo, alta nas taxas de juros, menor velocidade do crescimento do
consumo das famílias e os recessos da Copa do Mundo, que levaram ao adiamento
do calendário de gastos habituais e reduziram o funcionamento da indústria e
do comércio.

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Em relação a junho, os setores que apresentaram os maiores faturamentos foram
os de combustíveis (24,42%), óticas, cine-foto-som (22,98%), autopeças
(20,84%), materiais de construção (14,34%) e móveis, decoração e utilidades
domésticas (11,48%). No acumulado do ano, as maiores altas foram apresentadas
pelas empresas de combustíveis (14,22%), óticas, cine-foto-som (9,11%) e
farmácias (5,64%).

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Por outro lado, os menores crescimentos percentuais de vendas no Paraná em
julho ante a junho foram observados pelas lojas de calçados (-12,23%),
vestuário e tecidos (-11,70%) e lojas de departamentos (-1,80%). No acumulado
do ano, em comparação ao mesmo período de 2013, os piores resultados ficaram
com as concessionárias de veículos (-12,34%), vestuário e tecidos (-5,2%) e
autopeças (-3,07%).


Dados regionais

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Entre os polos pesquisados pela Fecomércio PR, a região Sudoeste obteve o
maior crescimento nas vendas de julho em comparação ao mês anterior, com alta
de 25%. Na sequência estão Curitiba e Região Metropolitana (15,31%), região
Oeste (11,22%), Londrina (8,46%), Ponta Grossa (5,92%) e Maringá (1,49%).


Apesar do aumento nas vendas, em muitos polos as variações foram negativas em
relação a julho de 2013. É o caso de Ponta Grossa (-6,13%), Sudoeste (-5,74%),
Maringá (-1,29%) e Londrina (-0,47%). Apenas Curitiba e Região Metropolitana e
a região Oeste apresentaram o indicador positivo, com elevação de 4,29% e
1,26%, respectivamente.

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No período de janeiro a julho, muitas regiões mostraram retração em relação a
2013, a exemplo do Sudoeste (-9,13%), Londrina (-2,70) e Ponta Grossa
(-2,26%). O comércio de Maringá permaneceu estável, com leve aumento de 0,10%,
enquanto as vendas do varejo cresceram 3% em Curitiba e Região Metropolitana e
3,93% na região Oeste.


Análise

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As vendas de janeiro-julho são, tradicionalmente, menores do que as de
agosto-dezembro. No entanto, em 2014, as vendas dos sete primeiros meses
caíram ainda mais, atingindo um limite crítico, principalmente considerando-se
as expectativas dos empresários do varejo do Paraná.


Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC) mostra que a demanda sazonal por emprego no comércio varejista deverá
levar o setor a oferecer 138,7 mil vagas de final de ano em 2014, número que
corresponde a uma expansão de 0,8% em relação às vagas temporárias criadas
para o Natal do ano passado.

De acordo com a Fecomércio PR, a expectativa é que, para o Natal, haja uma
pequena expansão na oferta de postos de trabalho no comércio do Paraná. Porém,
em níveis muito abaixo dos patamares dos últimos três anos, mesmo porque a
economia não permite otimismo por parte dos empresários, que não investirão
tanto em estoque nem em contratação temporária. Ainda não há condições de
estimar se haverá um crescimento real, descontada a inflação, do comércio
paranaense no fim do ano.


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