Depois da grave crise financeira pela qual passou, a companhia aérea Varig está adotando uma agressiva estratégia de marketing para angariar clientes de outras empresas.
De segunda-feira até sexta (27) a companhia aérea está abordando passageiros de empresas concorrentes nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para convidá-los a viajar de graça nos seus vôos domésticos. Para aproveitar a oferta, que vale somente para embarque imediato e está restrita a alguns vôos, o passageiro tem de apresentar o bilhete de outra aérea no balcão. Na prática, o cliente troca uma passagem pela outra.
Além dessa ação, a Varig está oferecendo outras promoções, como a disponibilização de pratos quentes como hambúrguer de picanha no seu serviço de bordo.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a TAM condenou a prática e, na última terça-feira, fez reclamação à Infraero e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), alegando ter recebido queixas de seus passageiros. A estratégia da Varig é abordar clientes de outras aéreas logo após eles efetuarem o check-in. A TAM informou que o passageiro que não embarcar após o check-in perderá o bilhete caso não apresente uma boa justificativa.
A Gol, por meio de sua assessoria, disse que também desaprova a estratégia da concorrente, mas não ingressou com protesto formal.