O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-LD) divulgou ontem (7) pesquisa sobre o preço da cesta básica. A pesquisa foi realizada, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2011, em 16 supermercados da cidade, distribuídos entre as regiões central, norte, sul, leste e oeste.
No geral, houve uma variação média de 5,03% no preço da cesta básica, em relação à pesquisa realizada pelo PROCON-LD no mês de dezembro. O preço de alguns itens foi diretamente responsável por esse aumento. O Tomate Longa Vida, que custava em média R$ 1,29 em dezembro e passou para R$ 2,99 em janeiro, apresentou o maior índice de aumento, com a variação de preço em 131,78%. O papel higiênico folha simples apresentou uma variação de 22,56%. Em dezembro, o produto custava R$: 2,15 e, em janeiro, aumentou para R$: 2,64. Já a Batata Monalisa apresentou uma variação de 20,20%, custando em média R$: 0,99 em dezembro e R$: 1,19 em janeiro.
No entanto, alguns itens apresentaram queda. O feijão carioca, que custava R$ 2,99 em dezembro e passou a R$ 2,32 em janeiro, apresentou uma variação de -22,41%. Já o sabonete Lux, com o custo médio de R$: 0,79 em dezembro e de R$: 0,71 em janeiro, variou em -10,13%. Enquanto o frango resfriado obteve uma variação de -9,30%, custando em média R$: 4,84 em dezembro e R$: 4,39 em janeiro.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Apesar do aumento de uma forma geral, nove itens da cesta básica pesquisados não apresentaram variação de preço. Biscoito de água e sal, café torrado e moído Corol, creme dental Close-up Red, farinha de mandioca Pinduca, farinha de trigo D. Benta, farinha de trigo Sol, limpador multiuso Veja, Macarrão S. Parafuso Rena e vinagre Castelo são exemplos de produtos que não foram alterados.
O coordenador municipal do PROCON, Carlos Neves Júnior, diz que a divulgação da pesquisa é importante por orientar o consumidor em suas compras. "Divulgando esta pesquisa, estamos cumprindo a lei e ajudando o consumidor a ter acesso a esses números, de maneira mais fácil, ajudando-os a verificar os preços e a adquirir os produtos mais em conta." "Há variações nesse setor e aconselhamos os consumidores a pesquisar e não entrar no primeiro estabelecimento para realizar suas compras", orientou o coordenador municipal do PROCON.
É importante ressaltar que o preço de cada produto varia de região para região e que a média da diferença de preços em cada supermercado é de 51,86%, sendo a menor variação de 6,06%, no preço do café torrado e moído, e a maior de 318,34%, no preço do papel higiênico folha simples Personal.
A tabela completa com os preços de cada produto, em todos os 16 supermercados pesquisados, pode ser acessada no site do Procon.