As vendas de materiais de construção no país cresceram 1,45% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. O setor registrou também aumento de 6,8% no número de postos de trabalho gerados em relação ao primeiro mês de 2010. Os dados, divulgados hoje (23), são da Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat).
Apesar do resultado positivo em relação a janeiro de 2010, as vendas, se comparadas a dezembro, registraram queda de 2,64%. "Essa variação é o resultado, em parte, do fato de ter havido compras e estocagem em dezembro, com previsões de maior consumo característico da época. Em janeiro, as compras se reduziram em função da queda típica do consumo no período", disse o presidente da Abramat, Melvyn Fox.
Em janeiro, as vendas de itens de acabamento cresceram 10,79%, enquanto as de materiais de base caíram 3,24%. De acordo com Fox, o desequilíbrio deverá diminuir nos próximos meses. "Esse crescimento maior da indústria de acabamento está associado ao avanço das obras iniciadas na fase de elevado crescimento do setor, antes da crise", ressaltou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo a Abramat, o aumento de 1,45% nas vendas de janeiro está abaixo da previsão de crescimento da entidade. Apesar disso, Fox afirma que as vendas aumentarão durante o ano. "A tendência de crescimento vai se acentuar nos próximos meses", ressalta. Para todo o ano de 2011, a Abramat estima 9% de expansão nas vendas.