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Balanço positivo

Vendas do varejo cresceram 5,42% no Paraná em 2013

Redação Bonde com assessoria de imprensa
12 fev 2014 às 14:18

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A Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), revela desempenho do varejo do estado em 2013. A pesquisa mostra que a performance das vendas do varejo do Paraná em dezembro foi positiva, com percentual de 5,42% no acumulado do ano.

Na comparação com dezembro anterior, as vendas cresceram 3,54%, e o resultado foi melhor na relação de dezembro sobre o mês anterior, cujo aumento foi de 11,19%. Um fato importante a ser destacado anualmente é o aumento de consumidores que optam por efetuar compras de maior valor após o Natal, geralmente no mês de janeiro, nas promoções de liquidações de grandes redes. Outro fator influenciador para as vendas é o número de dias em que o comércio efetivamente está disponível. Em dezembro ocorreram 25 dias úteis e, em novembro, foram 24 dias úteis.

Um dos segmentos que mostraram queda nas vendas, e que possivelmente influenciaram os resultados do comércio de forma geral, foi o das concessionárias de veículos, que apesar de contar em dezembro com o último mês de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), teve diminuição de vendas na maioria das cidades do estado, apontando alta apenas na região oeste e em Maringá. Foz do Iguaçu apresentou estabilidade, sendo negativo nas outras regiões. As vendas desse ramo enfrentaram restrições como aumento dos juros, políticas de contenção da inflação, exigências adicionais dos bancos e comprometimento da renda do consumidor com outras dívidas.

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Para 2014, há o receio de que preços administrados pelo governo possam crescer mais que em 2013. É o caso de combustíveis, gás de cozinha, tarifas de transporte urbano e intermunicipal, energia elétrica, água e saneamento. Outra variável a ser considerada é que muitas despesas do governo poderão surgir a partir de obras do PAC para a Copa do Mundo. São condicionantes inflacionárias, que podem prejudicar a atividade comercial.


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