As vendas no setor de supermercados cresceram 9,28% em março, na comparação com fevereiro, e 1,94% quando comparadas a março de 2010. Os dados constam do Índice Nacional de Vendas, divulgado hoje (28) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado dos três primeiros meses do ano, a alta é 2,79% em comparação ao mesmo período do ano passado.
"O crescimento das vendas no mês de março, em relação ao mês anterior, se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto. Resultado esperado, já que, este ano, o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril", disse Sussumu Honda, presidente da Abras, por meio de nota.
Em valores nominais, as vendas em março cresceram 10,14% em relação a fevereiro e 8,37% em comparação a março do ano passado. No acumulado do trimestre, as vendas cresceram 9,06%.
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Com relação ao AbrasMercado, índice que avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todo o país, o índice apontou queda de 0,43% em março em relação ao mês anterior. Os produtos que tiveram as maiores altas em março foram cebola (22,56%), batata (17,94%), tomate (11,93%) e ovo (4,28%). As maiores quedas ocorreram com biscoito de maisena (-4,22%), pernil (-3,85%), feijão (-3,53%) e carne de traseiro (-3,08%).
O faturamento dos supermercados, no ano passado, chegou a R$ 201,6 bilhões. As vendas do setor representaram 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB).