O comércio de Londrina fechou o Natal de 2009 com um crescimento de 10,7% em relação ao Natal do ano passado. O índice foi divulgado nesta segunda-feira pela ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina e é resultado das consultas aos serviços de proteção ao crédito da entidade e de uma consulta qualitativa feita com 50 empresas locais.
O crescimento apontado pela ACIL supera em mais de 100% a expectativa com a qual a Associação vinha trabalhando até a terceira semana do mês. "O resultado foi muito superior ao que vínhamos esperando, que era de 5%, índice que já era bastante positivo", afirma o presidente da entidade, Marcelo Cassa.
Em alguns casos, empresas apresentaram crescimento superior a 20%. A pesquisa da ACIL revelou também que 80% das empresas consultadas aumentaram suas vendas no período, com menos de 7% apontando recuo.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os números do Natal de 2009 devem ser comemorados, argumenta Cassa, não só porque representa maior faturamento para as empresas. Mas também por servir como um indicador da saúde do mercado em 2010. "Estamos começando o ano bem, com boas perspectivas. O cenário nacional é positivo e precisamos adotar uma postura compatível com essa realidade."