Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
3G

Vírus: ameaça também aos celulares

Redação Bonde
08 set 2009 às 22:23

Compartilhar notícia

44% dos usuários de smartphones acham que navegar na Web com o celular é mais seguro que usar a rede pelo PC - puro engano. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o aumento na oferta de planos de internet 3G e o barateamento dos preços de smartphones, percebe-se um número cada vez maior de pessoas utilizando o aparelho nas ruas. Porém, é preciso lembrar que a mobilidade traz para o usuário os mesmos perigos de um computador convencional, e que os mesmos cuidados devem ser tomados para se prevenir contra possíveis ataques.

Uma recente pesquisa da TrendMicro constatou que 44% dos usuários de smartphones acham que navegar na Web com o celular é mais seguro que usar a rede pelo PC, e que somente 23% deles instalaram algum tipo de software de segurança nos aparelhos. Além disso, um em cada cinco entrevistados acredita que instalar um programa de segurança no celular não seria muito importante, já que o risco de navegar com o celular seria limitado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mal sabem eles que já existem vírus específicos para smartphones, da mesma forma que existem antivírus próprios para esses dispositivos móveis. Assim como no desktop ou no notebook, o usuário do smartphone precisa controlar a navegação, evitando sites que parecem maliciosos. No celular, aliás, esse cuidado deve ser redobrado: acessar a internet com pressa e, portanto, com desatenção, aumenta as chances de o internauta clicar em qualquer lugar e acabar caindo em golpes de phishing.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Para evitar possíveis perdas, vale a pena fazer cópia de todos os dados armazenados no telefone, além de só abrir e-mails de pessoas conhecidas. Finalmente, é preciso lembrar que, apesar do problema de insegurança ser o mesmo na internet fixa e na móvel, é muito mais difícil recuperar um smartphone do que um PC. A tecnologia dos aparelhos de internet móvel ainda tem muito que amadurecer, da mesma forma que as pessoas ainda têm muito que aprender sobre a melhor forma de utilizá-la.

**Texto publicado por Marcelo Tsuguio Okano, Mestre em Administração, professor de pós-graduação em redes da FIAP e consultor de TI para a área de servidores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo