A montadora alemã Volkswagen divulgou que seu lucro e receita tiveram uma forte alta nos nove primeiros meses do ano, impulsionados pelo aumento na venda de veículos. A empresa confirmou que em 2010 o lucro, a receita e o lucro operacional devem subir significativamente, em meio a uma forte demanda, em especial da China.
O lucro da Volkswagen após impostos no período de janeiro e setembro deste ano subiu para 4,03 bilhões, de 655 milhões no mesmo período de 2009. A receita avançou para 92,55 bilhões, quase 20% acima dos 77,16 bilhões do ano passado.
O lucro operacional nos três primeiros trimestres do ano aumentou para 4,83 bilhões, mais do que o triplo dos 1,52 bilhão registrados no mesmo intervalo do ano anterior. O lucro antes de impostos foi de 5,44 bilhões, de 1,07 bilhão em 2009.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A montadora afirmou que seu lucro antes de impostos foi impulsionado por 863 milhões em contribuições de investimentos de equivalência patrimonial - que incluem joint ventures no crescente mercado chinês - e pelas opções de compra e venda relacionadas à aquisição da marca de carros esportivos Porsche.
A Volkswagen, que também é dona das marcas Audi, Skoda, Seat e Bentley, disse este ano que quer superar a japonesa Toyota e se tornar a maior montadora do mundo. A empresa alemã alertou, no entanto, que o crescimento deve desacelerar um pouco no último trimestre de 2010. A previsão reflete recentes comentários de executivos da companhia de que as maiores montadoras do mundo começaram a observar sinais de fragilidade, após meses de alta nas vendas.