A 15ª edição do "Os Poderosos do Varejo Global", estudo anual desenvolvido pela Deloitte em parceria com a STORES Media, destaca o crescimento das vendas dos 250 maiores varejistas, que chegou a 5,3%. No ano anterior esse índice foi de 1,2%. Mais de 80% dos listados nesta pesquisa presenciaram suas vendas aumentarem.
O primeiro no ranking da América Latina é o Grupo Pão de Açúcar. Entre os dez primeiros colocados na região, encontra-se outro brasileiro, as Lojas Americanas, na quinta posição. Considerando o ranking global o Grupo Pão de Açúcar está em 45º e as Lojas Americanas em 158º. O grupo Walmart, dos Estados Unidos, está na liderança, seguido do Carrefour (França) e da Tesco (Reino Unido).
O Brasil tem ganhado destaque na economia mundial. A estabilidade econômica, a expansão de crédito, o crescimento do PIB e o baixo índice de desemprego, entre outros fatores são responsáveis não só pelo aumento do consumo no Brasil, mas também pelo surgimento de uma nova categoria de consumidores.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
"Nosso país tem se mostrado muito forte no setor varejista e as duas empresas ranqueadas demonstram um crescimento contínuo. Para o próximo ano, considerando todas as mudanças em nossa economia, existe uma grande probabilidade de termos outras empresas brasileiras nessa pesquisa", analisou Reynaldo Saad, sócio-líder para o atendimento às empresas do setor varejista da Deloitte.
Mas, para continuar a crescer, o Brasil precisa se adequar as novidades do setor que hoje já são fortes no mundo. Aqueles que souberem se antecipar ao "novo varejo", baseado em conectividade e em tecnologia, sairão na frente e, possivelmente, vencedores.
O e-commerce já é braço dos varejistas, mas precisa estar cada vez mais integrado ao negócio. Para isso, é preciso aproveitar as informações geradas sobre os consumidores que utilizam esse canal e desenvolver estratégias mais eficazes de fidelização.
"Para o novo consumidor, que sempre esta à procura de novos produtos e melhorias, é importante pensar que a venda é apenas o início de uma relação de que deve ser de confiança. A fidelização da marca é um dos maiores desafios para o varejista", completou Saad.
As redes sociais ganham cada vez mais força na decisão de compra. O Índice de Confiança Social do IBOPE, de 2011, mostra que entre os grupos de relacionamento das pessoas, os amigos estão em 6º lugar. Isso significa que antes de comprar um produto, as pessoas têm criado o hábito de consultar suas redes de relacionamento com o propósito de levantar opiniões e experiências sobre aquele determinado produto.