Dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) revelam que o número de empresas abertas no Paraná de janeiro a outubro de 2017 cresceu 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em dez meses, 37.217 novas empresas passaram a funcionar no Estado superando as 33.863 do período anterior. Curitiba lidera o ranking de cidades com o maior número de empresas abertas com 5.350, seguida por Londrina (2.077) e Maringá (2.076). Os números não contemplam os Microempreendedores Individuais (MEI).
De acordo com a Jucepar, os procedimentos para abertura, alteração e fechamento de empresas ficou mais simples no Estado desde a implantação do sistema Empresa Fácil Paraná, que integra os sistemas de diferentes órgãos licenciadores e reguladores dos registros empresariais.
Desde o começo de novembro também funciona o serviço da Junta Digital, que permite que os contratos societários (para dar entrada nos processos de registro) sejam protocolados pelo sistema Empresa Fácil Paraná não sendo mais necessário a impressão e reconhecimento de firma de todos os sócios e a entrega presencial nos escritórios da Junta Comercial. O contrato precisa apenas da assinatura eletrônica dos sócios, que possui validade jurídica e garante a segurança dos procedimentos.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
O Empresa Fácil Paraná pode ser acessado aqui. Todas as etapas são detalhadas, inclusive a opção de fazer o procedimento através da Junta Digital.