Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publieditorial

O software de recuperação de dados que pode salvar o seu trabalho

Conteúdo de Valor Folha
17 dez 2019 às 15:10
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já enviou para a lixeira um documento importante por enganou? Ou já formatou dispositivos, mas no futuro pretendia recuperar arquivos como fotos ou vídeos já eliminados?

Felizmente para isso, os arquivos e pastas perdidos podem ser recuperados com um bom software de recuperação de dados. Entenda abaixo como funciona um sistema de recuperação de dados e algumas das funcionalidades importantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que é um Software de Recuperação?
Os softwares de recuperação têm o objetivo de recuperar todos os dados que foram perdidos, seja de forma intencional ou acidental.

Leia mais:

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março

Imagem de destaque
Finanças

Governo Lula bloqueia R$ 2,9 bi do Orçamento e mantém déficit dentro da meta fiscal


Eles fazem a recuperação e tratamento dos dados contidos em mídias de armazenamento principais, com também nas secundárias, danificadas, falhadas, corrompidas ou mesmo em mídias inacessíveis, quando não é possível acessar normalmente.

Publicidade


O erro mais habitual é quando ocorre uma falha no sistema operacional, que bloqueia o acesso a todos arquivos contidos no disco ou qualquer outra diretoria.


Divulgação
Divulgação


Para isso é ideal que os todos usuários possuam uma copia de segurança, de modo a evitar ter surpresas pois tendo seus arquivos, como fotos e documentos importantes guardados o ideal é realizar cópias de segurança (backups), utilizando um software de recuperação.

Publicidade


No mercado existem diversos softwares de recuperação que podem ser encontrados facilmente em qualquer loja online. No entanto um dos mais recomendados é o Wondershare Recovery que oferece todas as funcionalidades possíveis, para estar protegido e não ser surpreendido por um vírus ou outro tipo de falha informática.


Mas é importante realçar que para conseguir fazer essa recuperação de arquivos deve instalar o recuperador o quanto antes, ou seja, não deve esperar o dia em que os arquivos vão ficar inacessíveis pois nesse momento poderá ser impossível recuperar os arquivos devido à inexistência de uma cópia de segurança.

Publicidade


As vantagens de um software de Recuperação?
As vantagens são muitas, pois com um software de recuperação é possível ter acesso a todos os arquivos, sejam eles fotos, um trabalho importante da faculdade ou empresa, documentos importantes do banco ou outros.


Uma das grandes vantagens do software de recuperação é a facilidade do processo de recuperação, pois não importa de que modo você perdeu seus arquivos, eles são sempre recuperáveis.

Publicidade


Podem ser recuperados arquivos que foram eliminados por engano, recuperar arquivos que estavam na reciclagem, recuperação de arquivos em disco formatado, ou de repartição eliminada, assim como também toda a recuperação de arquivos de dispositivos e mídia externa.


Divulgação
Divulgação


A maioria destes aplicativos também faz suporte de recuperação de dados mesmo em ataque de vírus. Assim fica mais seguro navegar na web, sabendo que mesmo em caso de ataque informático, os seus dados irão sempre ser recuperáveis.

Publicidade


Na maioria deles também estão disponíveis tutoriais em vídeo aula, bastante fáceis de seguir, de modo a facilitar o processo de recuperação.


Por que é importante adquirir um software de Recuperação?
Se você não possuir um software de recuperação corre o risco de perder todos os seus arquivos importantes que foi armazenando durante anos e esses arquivos podem ficar inacessíveis para todo sempre.

Publicidade


Depois apenas existem duas soluções que podem recuperar os seus dados novamente.


A primeira e menos dispendiosa é adquirir um software de recuperação, pois hoje em dias os preços destes aplicativos são bastante razoáveis, considerando todo o potencial do aplicativo.


Com um software de recuperação como o Wondershare Recoverit basta selecionar onde os arquivos corrompidos estão localizados para depois o software executar seus algoritmos de recuperação.


É importante realçar que estes softwares de recuperação permite recuperar qualquer tipo de arquivo, sendo que não importa onde os perdeu, seja num disco rígido, SSD, RAID, Disco USB, Micro SD, Cartão de Memória, Laptop, Desktop, Mac, Câmera, ou qualquer outro tipo de disco externo.


E ainda outra vantagem é que permite recuperar qualquer tipo de arquivo, sejam eles documentos importantes como Word, PowerPoint e Excel. Assim como também permite recuperar imagens, vídeos, emails, arquivos de áudio e muitos outros tipos de arquivo.


A outra solução é entregar o computador ou dispositivo a uma empresa especializada de recuperação de dados, mas esta decisão pode-se tornar bastante mais dispendiosa do que adquirindo um software e não promete resultados rápidos nem corretos.


Por isso o mais recomendado é adquirir um software com vários anos de experiência no mercado de modo a garantir a segurança do arquivo do dispositivo.


As principais causas de perda de dados
No que diz respeito aos dispositivos informáticos, as causas da perda de arquivos ou dados podem ser várias, pois dependem do tipo de utilização por parte do usuário.


Podem ser desde formatações involuntárias, bloqueios do sistema, ataques por parte de vírus, avarias físicas, subidas de tensão, incêndios, inundações, entre muitos outros.


Um dos tipos de perda de dados mais comuns é também as falhas lógicas dos dispositivos de armazenamento. A maioria destas falhas lógicas ocorrem em arquivos RAW pois estes são dados brutos de alta qualidade que não visíveis diretamente pelo sistema operacional.


Desse modo apresentam mais riscos para perda de parte dos dados no arquivo, sendo que podem ficar com uma aparência diferente, com nomes estranhos ou com tamanho muito grande.


Outro tipo de perda comum é a escrita inacabada também chamada de gravação interrompida. Geralmente acontece com mais frequência quando a energia é desligada ou uma gravação é interrompida durante um determinado processo, resultando na perda de dados da cache de gravação.


Considerações finais
É possível retirar várias conclusões, sendo que a primeira conclusão que podemos retirar sobre recuperação de dados é que, não é algo impossível, pois bem pelo contrário, pode ser feita em segurança de um modo bastante fácil e ágil. No entanto estas recuperações podem levar algum tempo até os arquivos estarem disponíveis, ou seja, irá tudo depender do tamanho do arquivo em recuperação.

Foi possível aprender também que a recuperação pode ser efetuada em qualquer tipo de dispositivo e em qualquer tipo de arquivo. Sendo que não são necessários muitos conhecimentos de informática para recuperar um arquivo deletado por engano ou devido a uma falha no sistema que danificou esse mesmo arquivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade