As operadoras de telefonia móvel Vivo e Oi informaram ontem à Folha de S. Paulo que irão oferecer até o final deste ano serviços de localização geográfica por celular. O sistema utiliza os satélites do sistema GPS (muito usado por navios, por exemplo) e, no caso da Vivo, permitirá que as pessoas localizem seus filhos, encontrem restaurantes ou até mesmo possam atuar no caso de sequestro de amigos.
A Vivo tem um projeto piloto de localização pessoal em andamento. Iniciou testes em julho em Campos do Jordão (SP). Até dezembro, deve oferecer o serviço para usuários de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
"Os problemas de insegurança das pessoas no centros urbanos é uma realidade no Brasil. O GPS embutido no celular oferecerá soluções para isso", afirmou Luís Avelar, vice-presidente executivo de marketing da Vivo.
Leia mais:
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Os preços dos aparelhos, segundo Avelar, serão os mesmos cobrados hoje pela operadora. "Haverá uma taxa pelo serviço, mas ela ainda não foi definida." O GPS nos celulares permitirá que o usuário veja no visor do aparelho, por exemplo, o local onde está, o mapa das ruas de um município e a localização de um amigo que esteja com o seu celular ligado.
O Brasil deverá ser o primeiro país da América Latina a ter esse serviço de localização pessoal no celular. Ele começou a ser usado há dois anos, nos Estados Unidos e na Ásia.
A operadora BCP trabalha há seis meses com um sistema parecido, em parceria com a empresa CAS. Ele permite a localização de veículos e a escuta dentro de um carro no caso de sequestro, por exemplo. Uma placa embutida no veículo faz a comunicação com o celular do dono.
O sistema da BCP e da CAS é hoje mais voltado para veículos de empresas. Custa entre R$ 1.800 a R$ 2.300. "Temos cerca de 90 empresas clientes nesse negócio", afirmou Maurício Catelli, diretor de marketing da CAS.
O americano Steven Brown, vice-presidente da Snap Track (empresa do grupo Qualcomm), afirmou que sua empresa instalou o GPS em celulares de 14 operadoras no mundo. Cerca de 15 milhões de pessoas utilizam esse tipo de sistema.
A Oi afirmou que, na primeira quinzena de agosto, inaugura seu sistema de GPS no celular, que será voltado no início apenas para o mercado corporativo. A TIM informou que estuda o assunto, mas ainda não definiu se estréia no negócio.
Fonte: Folha de S.Paulo