Marcas de ovos de Páscoa famosas como o Sonho de Valsa, da Lacta, e o Talento, da Garoto, desapareceram de alguns supermercados do Paraná. Nas lojas do Hiper Muffato de Ponta Grossa e Campo Mourão não há mais ovos da Lacta. O produto também está se esgotando na loja da empresa na Avenida Duque de Caxias, em Londrina, segundo o gerente do Hiper Muffato Valdecir Galhardi. Cerca de 45% de um estoque de 1 milhão de ovos foi vendido nas três lojas da rede na cidade.
Em Curitiba alguns ovos da marca Nestlé também já sumiram de várias lojas. Nas unidades das Lojas Americanas do Centro e do Shopping Mueller já não é mais possível encontrar a linha diet nem ovos Alpino ou Prestígio. No Carrefour faltam vários produtos, inclusive bombons das marcas Nestlé e Garoto. Os lojistas creditaram a falta desses produtos às boas vendas durante o fim-de-semana.
De acordo com levantamento da Associação Comercial do Paraná (ACP) e de fabricantes, as vendas de chocolate na Páscoa deste ano em Curitiba e região mMetropolitana devem aumentar 10% em relação ao ano passado. As consultas feitas à ACP no último fim de semana foram maiores que no mesmo período do ano passado. No Serviço de Proteção de Crédito (SPC), que se refere a vendas à prazo, o aumento foi de 6,37%. No Videocheque, as solicitações foram 2,52% a mais do que em 2000.
Leia mais:
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012
Bolão de Araras leva R$ 74,7 milhões da Mega-Sena
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
No Supermercados Ribeiro, em Cambé, quase não há mais ovos para vender. "Estamos vendendo tudo o que colocamos nas parreiras", disse a proprietária Celina Ribeiro, que preparou um estoque 5% maior do que no ano passado.
O gerente do Hiper Muffato, Valdecir Galhardi, acredita que muitos consumidores anteciparam suas compras neste ano para não correr o risco de ficar sem o tamanho ou a marca de ovos desejadas.
Várias marcas e modelos estão com preços menores do que no ano passado, segundo Galhardi. "Por causa da concorrência, alguns ovos custam mais barato do que na Páscoa passada. Nós diminuímos nossa margem de lucro entre 5% e 15%", contou. O gerente do Hiper Muffato disse que a rede preparou um estoque 35% maior do que na Páscoa anterior.
As vendas de ovos de Páscoa devem crescer no mínimo 5% em relação ao ano passado, segundo estimativas de supermercadistas de Londrina. No Carrefour, a previsão de venda vai de 10% a 15% mais do que na última Páscoa. A loja preparou um estoque com 150 mil ovos.
O diretor de compras do Supermercado Viscardi, Ademar Vedoato, espera vender 5% mais do que em 2000. "As indústrias produziram entre 8% e 10% mais do que na Páscoa passada".