A pandemia do novo coronavírus está mostrando a muitas empresas do mundo que o futuro dos seus negócios está no digital. Isso, no entanto, está acontecendo da pior forma possível: em meio à queda dos negócios de muitas indústrias grandes, como a de viagens.
O banco americano Goldman Sachs já está comparando a pandemia com eventos da escala da recessão de 2001 nos Estados Unidos e da crise financeira mundial de sete anos depois.
Para o marketing B2B, porém, também é um momento de aprendizado: a importância do digital. É cada vez maior o número de profissionais da área que, neste cenário de crise, estão compartilhando dados mostrando que, no final, o que constitui valor para seus clientes é uma comunicação feita com uso de estratégias digitais.
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É o caso, por exemplo, dos restaurantes – tanto os grandes quanto os pequenos: vulneráveis em um momento de isolamento social, eles estão se mantendo por causa do crescimento da demanda em aplicativos de entrega.
O site Marketing Charts publicou recentemente uma pesquisa mostrando que muitos profissionais do setor e empresas estão reinvestindo o orçamento inicialmente planejado para o off-line no online: 28% delas responderam que vão direcionar o dinheiro para publicidade digital, enquanto outras 14% vão usá-lo para produzir conteúdo para redes.
Apesar do número de empresas que não vai reinvestir em nada ser alto (46%), o aumento da compreensão do investimento em digital demonstra que uma mudança tática e ágil em canais de comunicação seguirá sendo uma oportunidade no topo do funil para que esses negócios continuem ligados aos seus clientes e prospects.
Para aqueles que vão fazer esse reinvestimento neste momento de crise, nós da Intelligenzia preparamos um guia rápido de marketing digital B2B. Agora é o momento de definir oportunidades digitais, preparar uma estratégia e começar a agir.
O primeiro passo é convencer a administração da empresa a investir no digital. Se a escolha for por esse caminho, é preciso estruturar um plano de comunicação digital, o que pode ser feito por uma agência especializada ou por um time de profissionais habilidosos nesse tipo de estratégia de marketing. Como esse plano deve ser?
Em primeiro lugar, tem de ser reavaliado constantemente e, principalmente, precisa identificar prioridades – que ajudam tanto na reavaliação constante das capacidades como na comparação dos resultados dos concorrentes.
Ele também deve mapear as oportunidades, os objetivos e encontrar meios de checá-los enquanto estão em andamento.
Tão importante quanto, o plano deve criar canais que centralizem o consumidor, isto é, que defina as personas que devem ser atingidas, até para que a empresa consiga selecionar as técnicas mais apropriadas para interagir com elas online.
Depois, é hora de avaliar (reavaliar, no caso da pandemia) qual o orçamento que será direcionado para as novas ações. Então, é só agir.
Nesse momento de transformações aceleradas no mundo por causa da expansão da covid-19, o cenário ainda é incerto para muitas empresas. É por isso que se torna tão importante que profissionais de marketing se valham de dados – e da análise deles – e que pensem criativamente. Seu negócio ou empresa já está fazendo isso?