O Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) vai promover os fóruns "Paraná Sem Aftosa", para preparar os pecuaristas e produtores para a campanha da febre aftosa, que começa no dia 1º de maio.
Os fóruns serão realizados entre os dias 23 e 25 de abril, nos municípios de Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Toledo, Paranavaí, Londrina e Ivaiporã. O secretário da Agricultura e do Abastecimento e presidente do Conesa, Orlando Pessuti participará dos fóruns.
Nos fóruns serão discutidas as providências para a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, em 2003. Em seis anos de existência do Conesa, já foram realizados cerca de 40 fóruns para conscientização de produtores.
Leia mais:
Uber defende no STF que não há vínculo de emprego com motoristas
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
O objetivo é motivar os produtores a buscar a melhoria de qualidade, sanidade e produtividade da produção, como forma de elevar a rentabilidade na comercialização, afirmou Silmar Bürer, secretário executivo do Conesa.
A meta da campanha de vacinação contra febre aftosa é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos, estimado em 9,8 milhões de cabeças.
O Paraná completa oito anos sem registrar foco de febre aftosa e a mobilização da Secretaria da Agricultura e das 32 entidades que integram o Conesa visa manter essa condição sanitária do rebanho.
Em decorrência da mobilização com o envolvimento dos criadores, os índices de vacinação contra febre aftosa no Paraná estão próximas de 100%, informou Bürer. Na campanha do ano passado, realizada no mês de novembro, o índice de vacinação espontâneo atingiu 97,73% do rebanho.
O restante dos animais foram submetidos à vacinação assistida nas propriedades, com a presença de técnicos da Defesa Sanitária Animal, da Secretaria da Agricultura.
Conforme programação, os fóruns serão realizados no dia 23 de abril em Ponta Grossa, no período da manhã, e em Francisco Beltrão à tarde. No dia 24 de abril, pela manhã, o fórum será realizado em Toledo, e à tarde será em Paranavaí. No dia 25, pela Manhã, o fórum acontece em Londrina e à tarde, em Ivaiporã.