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Paraná ganha novo terminal graneleiro

Israel Reinstein - Folha do Paraná
07 fev 2001 às 12:11

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A Fertiza, empresa controlada pelo grupo Cargill, inaugurou ontem o Terminal Graneleiro Fospar, em Paranaguá, no Litoral. Com investimento de R$ 40 milhões, esse piêr pretende ser uma das principais entradas de fertilizantes do País, concorrendo com os portos de Santos (SP) e Vitória (ES). "Neste ano, a previsão é escoar 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes", disse o presidente da Fertiza, Cássio Domingues, que também é diretor da área fertilizantes da Cargill.

Domingues explicou que o terminal da Cargill, que tem sociedade com a Fertipar, pretende incorporar parte do escoamento que passa por Paranaguá. No ano passado, as empresas do setor de fertilizantes importaram cerca de 3,9 milhões de toneladas, o dobro da importação realizada em 1999. "A tendência da demanda é crescer ainda mais nas próximas safras", avaliou Eduardo Baptistella, diretor da Fertiza. Nos últimos 12 meses, o setor de fertilizantes importou 10 milhões de toneladas do produto.

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O presidente da Fertipar, Alceu Feldmann, explicou que o material escoado deverá ser destinado para os mercados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo. A intenção é diminuir o tempo de espera dos navios no Porto de Paranaguá, que é de 30 dias.

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No ano passado, o Sindiadubos (que reúne empresas misturadoras de fertilizantes) calculou um prejuízo entre US$ 3 milhões e US$ 4 milhões por causa dos atrasos. "Alguns navios tiveram que atracar em Itajaí (SC), trazendo de caminhão os produtos para o Paraná", afirmou Cássio Domingues. "Com maquinário moderno, a embarcação não terá que esperar para desembarcar, porque o fertilizante será retirado de dentro do navio para estocagem em armazéns ou diretamente para os caminhões", disse.


Eduardo Baptistella, diretor da Fertiza, explicou que o pico da movimentação de fertilizantes será entre maio e junho. Nos demais meses, além desse produto, o terminal deve escoar outras mercadorias, como grãos e óleos de soja. "A Cargill tem um terminal na Argentina, onde os navios desembarcam fertilizantes e embarcam óleo de soja", disse.

As negociações para transportar outros produtos ainda estão em estudos, mas devem ser implementadas ainda este ano. Para atrair novos clientes, a empresa tem como trunfo a sua estrutura capaz de estocar 65 mil toneladas de produtos.


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