Os problemas para escoar a safra recorde de grãos neste ano fez com que o governo do Estado apelasse para a pressão política. A Secretaria dos Transportes encaminhou pedido ao Ministério dos Transportes para liberação de pelo menos R$ 30 milhões para investimento, o mais rápido possível, em modernização e ampliação do Porto de Paranaguá. O secretário dos Transportes, Nelson Justus, informou que pretende contar com a pressão dos deputados da bancada federal para convencer o Ministério.
Justus participou da reunião, em Paranaguá, com todos os setores envolvidos no escoamento da soja e milho. Cooperativas, terminais privados, segurança pública, porto e governo decidiram formar uma comissão para estudar uma solução para a próxima safra. Um dos pontos principais é impedir a formação das quilométricas filas de caminhões, que ontem iam de Paranaguá até o início da Serra e recomeçavam no final dela, chegando próximas ao pedágio.
Quando falou das verbas federais, os demais participantes concordaram que o Paraná tem sido preterido. Nos últimos anos, apenas a iniciativa privada e, em menor quantidade, o governo do Estado investiram dinheiro no porto, num total que se aproxima de US$ 18 milhões. Os problemas da safra serviram para aflorar os problemas da falta de estrutura do Porto de Paranaguá, principalmente na agilização dos serviços.
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Para sensibilizar o governo federal, a Secretaria dos Transportes convidou o ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, para uma visita a Paranaguá, em maio. Os deputados federais também foram chamados para ver de perto a situação dos caminhoneiros.
Leia mais em reportagem de Carmem Murara, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira