Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Economia

Paraná terá cooperativa de cachaça

Redação - Folha de Londrina
03 jul 2003 às 20:49
Continua depois da publicidade

O Paraná deve contar, até o final do ano, com a primeira cooperativa de produtores de cachaça artesanal. Este e outros temas relacionados ao crescimento da atividade no Estado estão sendo discutidos desde esta quinta-feita em uma reunião promovida pela Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal do Paraná (Aprocapar), em Londrina. Além dos associados, participam do evento representantes do Sebrae, Emater, Unopar, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Tecpar.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A reunião tem o objetivo de avaliar o cumprimento de metas estabelecidas pelo setor em outro encontro, dois meses atrás. Entre as diretrizes traçadas está a promoção do treinamento dos produtores para padronizar o produto paranaense, divulgar tecnologias, ganhar qualidade e viabilizar as exportações através da cooperativa, que será criada ainda em 2003.

Continua depois da publicidade


Rogério Afonso Silva, presidente da Aprocapar, disse que a cachaça estadual se destacará por ser artesanal, bidestilada e orgânica (produzida com matéria-prima livre de agroquímicos). ''Já temos três produtores certificados'', contou.


Outra aposta da entidade é a participação em feiras para divulgação do produto. Em 2003, a Aprocapar manteve estande na Feira Brasil Cachaça e na Feira Internacional de Alimentos (Fispal), ambas em São Paulo. ''A receptividade foi fantástica. Nossa participação deve gerar bons negócios'', sintetizou. Em julho, a associação participa da Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), e da Gourmet & Cia, feira sul-americana de gastronomia sediada em Curitiba.

Durante a reunião, o conselho administrativo da entidade elegeria a diretoria executiva para um mandato de dois anos. Atualmente, a entidade tem 50 associados. Rogério estima que sejam 400 produtores de cachaça artesanal em todo o Paraná.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade