Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia

Paraná terá cooperativa de cachaça

Redação - Folha de Londrina
03 jul 2003 às 20:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná deve contar, até o final do ano, com a primeira cooperativa de produtores de cachaça artesanal. Este e outros temas relacionados ao crescimento da atividade no Estado estão sendo discutidos desde esta quinta-feita em uma reunião promovida pela Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal do Paraná (Aprocapar), em Londrina. Além dos associados, participam do evento representantes do Sebrae, Emater, Unopar, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Tecpar.

A reunião tem o objetivo de avaliar o cumprimento de metas estabelecidas pelo setor em outro encontro, dois meses atrás. Entre as diretrizes traçadas está a promoção do treinamento dos produtores para padronizar o produto paranaense, divulgar tecnologias, ganhar qualidade e viabilizar as exportações através da cooperativa, que será criada ainda em 2003.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rogério Afonso Silva, presidente da Aprocapar, disse que a cachaça estadual se destacará por ser artesanal, bidestilada e orgânica (produzida com matéria-prima livre de agroquímicos). ''Já temos três produtores certificados'', contou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tecnologia

Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%

Imagem de destaque
Livre-comércio

Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia

Imagem de destaque
Londrina

Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%

Imagem de destaque
Desigualdade racial

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros


Outra aposta da entidade é a participação em feiras para divulgação do produto. Em 2003, a Aprocapar manteve estande na Feira Brasil Cachaça e na Feira Internacional de Alimentos (Fispal), ambas em São Paulo. ''A receptividade foi fantástica. Nossa participação deve gerar bons negócios'', sintetizou. Em julho, a associação participa da Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), e da Gourmet & Cia, feira sul-americana de gastronomia sediada em Curitiba.

Durante a reunião, o conselho administrativo da entidade elegeria a diretoria executiva para um mandato de dois anos. Atualmente, a entidade tem 50 associados. Rogério estima que sejam 400 produtores de cachaça artesanal em todo o Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo