Cerca de 90 sindicalistas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep) iniciaram, nesta segunda-feira, viagem a Brasília, onde vão participar do Grito da Terra Brasil 2003, que acontecerá nesta quarta-feira.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), promotora da manifestação, vai aproveitar para apresentar as reivindicações do setor ao governo federal.
O Paraná pretende endossar a reivindição que visa a transformação do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) em lei.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Esta será o maior destaque do Grito da Terra Brasil 2003. Segundo o presidente da Fetaep, Ademir Mueler, o pequeno produtor precisa de políticas específicas e o Pronaf, que é fruto do Grito da Terra, tem se mostrado muito eficiente nesses oito anos de vigência.
A preocupação dos pequenos agricultores é evitar que o Pronaf seja restrito a um programa de governo e com isso fique vulnerável às prioridades dos governos.
''Transformando o programa em lei, o pequeno agricultor terá a garantia de que as demandas por financiamento e apoio à produção não serão interrompidas'', disse Mueller.