O Porto de Paranaguá está registrando este ano um número recorde de caminhões que chegam ao pátio de triagem a fim de desembarcar produtos para exportação. De janeiro até a última quarta-feira, 338.167 carretas – carregadas principalmente com soja em grãos, farelo, milho e açúcar – chegaram ao terminal. O resultado já supera o de todo o ano passado, quando 299 mil caminhões desembarcaram produtos no porto.
O superintendente do terminal, Eduardo Requião, informa que um dos motivos para esse aumento foi a grande safra de soja produzida em Estados vizinhos e, especialmente, no Paraná, o segundo maior produtor do País. E pela primeira vez, acrescenta Requião, a safra brasileira supera a dos Estados Unidos.
De acordo com o setor de estatísticas do porto, apenas com a soja em grãos foi registrada, desde janeiro, a chegada de 183.855 carretas, contra 117.436 no mesmo período do ano passado. O milho também contribui para o aumento no número de veículos no Porto de Paranaguá neste ano: até o último dia 27, passaram pelo pátio de triagem 74.695 caminhões. No mesmo período de 2002 foram cadastrados 28.324. O total de caminhões com milho também já superou o verificado em todo o ano passado, 41.892.
Leia mais:
Azeite lidera lista de produtos mais buscados na semana anterior à Black Friday
Emprego fica estável em Londrina no mês de outubro com 394 novas vagas
Saiba o que muda no Bolsa Família com o pacote de corte de gastos
Sorteio de dezembro do Nota Paraná terá o maior número de participantes da história
E com farelo de soja já passaram pelo Porto de Paranaguá 69.132 veículos neste ano, contra os 33.539 do mesmo período no ano passado. Em 2002, o total de veículos carregados com farelo de soja foi de 51.656.