Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Porto de Paranaguá

Paranaguá será canal de escoamento de soja para China

Redação - Bonde
06 jan 2004 às 19:17

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Porto de Paranaguá será o principal canal de escoamento da soja brasileira importada pela China. A informação foi dada hoje pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Eduardo Requião, depois de se reunir com empresários chineses.

"Questões como garantia de volume e de soja natural foram decisivas na negociação", disse o superintendente. "O governo do Paraná garante que a soja que chegar a China terá qualidade, procedência e peso garantidos. E mais: não será transgênica, o que elevará a cotação do preço no mercado chinês", disse Eduardo Requião.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em contato telefônico mantido durante a reunião, o governador Roberto Requião confirmou aos chineses a posição do governo do estado de manter o Paraná livre de soja geneticamente modificada e o interesse em negociar diretamente com os empresários chineses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apostas até as 19h

Com sorteio nesta quinta, Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Imagem de destaque
Valorização cambial

Dólar alto beneficia agronegócio, mas setor vê variação com ressalvas

Imagem de destaque
Recuo

IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012

Imagem de destaque
Veja os sorteados

Bolão de Araras leva R$ 74,7 milhões da Mega-Sena


Segundo a comitiva de empresários, na China a soja transgênica não é utilizada para consumo humano direto, enquanto que a tradicional, além de ser utilizada pela indústria alimentícia, ainda é comercializada a um preço até 20% maior que a geneticamente modificada.

Publicidade


As informações foram dadas por Chao En Hung, representante dos empresários chineses presentes em Paranaguá e que integram a maior holding da China, responsável por 70% da produção de soja do país.


A China produz atualmente 17 milhões de toneladas de soja, volume ainda insuficiente para o consumo interno. Por isso, só no ano passado o país importou mais de 20 milhões de toneladas de soja em grãos. Deste total, cerca de sete milhões vieram do Brasil, praticamente o mesmo volume exportado pelo Porto de Paranaguá em 2003.


Fonte: Agência Brasil (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo