A primeira pesquisa Focus do novo governo, divulgada nesta segunda-feira, registra novo aumento nas projeções do mercado financeiro para a inflação em 2002 e manutenção das expectativas para 2003. De acordo com análise de 100 economistas e consultorias, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano passado em 12,64%. Na previsão anterior, a pesquisa, que é feita semanalmente, apontava inflação de 12,53%.
O índice previsto para 2002 está acima do teto máximo de inflação previsto pelo governo no acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A meta de inflação para o ano passado é de 3,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou 5,5%. O IPCA é o índice que serve de referência para as metas de inflação do governo, no acordo com o FMI.
Para este ano, as projeções se mantiveram em 11%. Para 2003, a meta de inflação no acordo com o fundo é de 4%, podendo oscilar 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, ou 6,5%.