... O departamento de trabalho dos EUA divulgou hoje (14/jul) os resultados do índice de inflação ao consumidor (CPI - Consumer Price Index) referente ao mês de junho. O indicador apresentou variação nula (0%) e ficou abaixo da expectativa média dos analistas (0,3%).
Já o núcleo do índice, que é medido pelo CPI Core - que exclui preços voláteis como energia e alimentos -, apontou variação de 0,1% ficando inalterado em relação ao resultado de maio (0,1%) e abaixo da expectativa média do mercado (0,2%). No resultado acumulado em 12 meses, houve recuo tanto da taxa do CPI quanto do CPI Core. O CPI recuou de 2,8% em maio para 2,5% em junho e o CPI Core passou de 2,2% em maio para 2,1% em junho.
A tendência observada no índice em maio e junho mostra que as pressões inflacionárias ocasionadas pela alta do preço do petróleo parecem não estar se espalhando na economia americana. Apesar dos resultados positivos no front inflacionário, a reação do FED deve ser de contenção da economia mantendo o processo de alta na taxa de juros básica norte-americana (Fed Fund Rate).
Os dados de produção industrial, emprego, confiança do consumidor, das vendas no varejo divulgados hoje e que apresentou alta de 1,7%, além da força do setor imobiliário, contribuem para a percepção em curto-prazo de alta nos juros básicos.
Nesta quinta-feira (12)