Empresários brasileiros de todos os setores participarão na próxima quinta-feira, dia 26, em Curitiba, do 48º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), considerado um dos mais importantes seminários sobre política de exportação e importação, do país.
O encontro é realizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal. O objetivo é estimular a cultura exportadora no país, explica o coordenador de Assuntos Internacionais da Secretaria da Indústria e Comércio, José Bernardoni Filho, que participa da organização do Encontro. Neste ano, segundo ele, o Encomex dará ênfase à pequena e à média empresa. "A meta é ampliar a participação deste segmento no comércio exterior. Hoje, embora sejam maioria no país, as pequenas empresas participam com menos de 3% do total de vendas externas brasileiras", explicou.
Participarão do encontro, além de empresários e dirigentes de entidades produtivas, representantes do Governo Federal e de governos estaduais. A coordenação local do Encomex é da prefeitura de Curitiba.
Leia mais:
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
Veja calendário de pagamento do abono do PIS/Pasep 2025 proposto pelo governo federal
Bancos restringem oferta de empréstimo consignado do INSS
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Além das palestras, os participantes terão acesso a painéis sobre o comércio exterior e a um balcão com a exposição de serviços de apoio técnico para vendas ao mercado externo. Desde a sua primeira edição, o Encomex já contou com a participação de 23 mil empresários.
O Encomex será realizado no Centro de Integração de Empresários e Trabalhadores (Cietep), das 9 às 17 horas. Pela manhã, os participantes discutirão o direcionamento das políticas e ações de comércio exterior. Especialistas no assunto vão falar sobre os desafios e as oportunidades do comércio internacional, as questões da competitividade e promoção dos produtos do país e as oportunidades das pequenas e médias empresas.
O segundo painel vai tratar especificamente de oportunidades de negócios para as empresas brasileiras, incluindo apresentação de casos de sucesso. Os mecanismos de financiamento e os instrumentos de apoio ao comércio exterior são os outros grandes temas do Encomex. Serão discutidos o papel do Banco do Brasil e do BNDES, a questão do seguro do crédito de exportação e o uso do cartão de crédito para compras e vendas internacionais.