O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), divulgou nesta quarta-feira (13) orientações sobre compras de Natal. O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, abordou temas como, pesquisa de preços, política de troca do estabelecimento, compras pela internet, fator reputação e defeito no produto.
Em relação aos preços, Gustavo alertou que é sempre bom fazer uma pesquisa de valores, pois atualmente, existem muitos produtos ofertados no comércio em valores diferentes em vários estabelecimentos.
Sobre a política de troca de cada estabelecimento, o coordenador afirmou que é preciso ficar atento. Segundo ele, no Código de Defesa do Consumidor (CDC) está escrito que o lojista não é obrigado a efetuar uma troca de produto, a não ser que o mesmo apresente defeito. Gustavo acrescentou que é sempre bom perguntar ao estabelecimento se o mesmo faz a troca do produto, e caso faça, é importante questionar o prazo de troca estabelecido.
Leia mais:
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Já nas compras pela internet, Richa informou que o consumidor tem o prazo de até 7 dias para poder exercer o direito de arrependimento, contados do recebimento do produto, independente do motivo.
O fator reputação é de alta importância para a segurança de quem compra. O coordenador orientou ficar atento às informações sobre a procedência da loja virtual e pesquisar antes de adquirir o produto. "Perder alguns minutos em uma pesquisa sobre o site, pode prevenir de possíveis problemas, como entrega de produtos."
Sobre produtos que apresentaram defeitos, o coordenador disse que o CDC estabelece prazo. São 30 dias para a efetuação da reclamação de produtos não duráveis (alimentícios), e 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
Para outras informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-LD pelos telefones 151 e (43) 3345-0396, pelo e-mail [email protected], ou ir pessoalmente até a Rua Mato Grosso, 299, no centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.