Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Procon alerta sobre os cuidados com as compras de Natal

Redação Bonde com N.Com
13 dez 2017 às 17:40
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), divulgou nesta quarta-feira (13) orientações sobre compras de Natal. O coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, abordou temas como, pesquisa de preços, política de troca do estabelecimento, compras pela internet, fator reputação e defeito no produto.

Em relação aos preços, Gustavo alertou que é sempre bom fazer uma pesquisa de valores, pois atualmente, existem muitos produtos ofertados no comércio em valores diferentes em vários estabelecimentos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sobre a política de troca de cada estabelecimento, o coordenador afirmou que é preciso ficar atento. Segundo ele, no Código de Defesa do Consumidor (CDC) está escrito que o lojista não é obrigado a efetuar uma troca de produto, a não ser que o mesmo apresente defeito. Gustavo acrescentou que é sempre bom perguntar ao estabelecimento se o mesmo faz a troca do produto, e caso faça, é importante questionar o prazo de troca estabelecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mercado de luxo

Plaenge e Pininfarina anunciam maior contrato imobiliário com projetos simultâneos e VGV de R$ 2,1 bilhões

Imagem de destaque
Regulamentação dos preços

Veja se seu medicamento terá isenção ou redução de imposto

Imagem de destaque
'Novo concreto'

Sinduscon promove em Londrina encontro sobre madeira engenheirada

Imagem de destaque
Evento itinerante

Londrina: Fórum da Fiep discute as demandas do setor produtivo


Já nas compras pela internet, Richa informou que o consumidor tem o prazo de até 7 dias para poder exercer o direito de arrependimento, contados do recebimento do produto, independente do motivo.

Publicidade


O fator reputação é de alta importância para a segurança de quem compra. O coordenador orientou ficar atento às informações sobre a procedência da loja virtual e pesquisar antes de adquirir o produto. "Perder alguns minutos em uma pesquisa sobre o site, pode prevenir de possíveis problemas, como entrega de produtos."


Sobre produtos que apresentaram defeitos, o coordenador disse que o CDC estabelece prazo. São 30 dias para a efetuação da reclamação de produtos não duráveis (alimentícios), e 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.

Para outras informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-LD pelos telefones 151 e (43) 3345-0396, pelo e-mail [email protected], ou ir pessoalmente até a Rua Mato Grosso, 299, no centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade