As consultas para as compras a prazo em Curitiba e região metropolitana durante 2001 atingiram 4,7 milhões, o maior valor registrado desde 1994 pela Associação Comercial do Paraná (ACP) no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Houve aumento de 20% em relação a 2000. Para a ACP, os dados mostram que a população paranaense como um todo teve aumento de renda no ano passado, tendência que deve se repetir em 2002. Já a inadimplência aumentou em relação ao ano anterior, fechando 2001 em 3,83%.
Segundo o vice-presidente de Serviços da ACP, Élcio Ribeiro, a ecomomia em 2002 deve ter trajetória mais calma e isso deve contribuir para o bom desempenho do comércio. ''Não temos grandes expectativas, mas deve ocorrer um aumento moderado de vendas'', afirmou. Para ele, a desvalorização do peso na Argentina também será um fator benéfico. ''Assim, os produtos, como o trigo, ficam mais atrativos para a exportação, pelo quais pagaremos mais barato do que pagamos no ano passado'', avaliou. Ele disse que não vê perigo dos produtos do país vizinho roubarem espaço da produção brasileira.
Como 2002 é ano de eleição, os técnicos da ACP acreditam que os governantes não vão tomar nenhuma medida impopular, e assim os consumidores vão poder planejar melhor os gastos e movimentar mais dinheiro no comércio.
Leia mais:
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Bancos vão ao STF contra juros do consignado do INSS
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
* Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina