Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Receita abre consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2020

Laísa Dall'Agnol - Folhapress
23 set 2020 às 10:13
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23), às 9h, a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2020. De acordo com o Fisco, o crédito para 3.199.567 contribuintes será realizado em 30 de setembro, totalizando mais de R$ 4,3 bilhões em pagamentos.


Desse total, diz a Receita, R$ 226,3 milhões referem-se a contribuintes com prioridade legal (sendo 7.761 contribuintes idosos acima de 80 anos; 44.982 contribuintes entre 60 e 79 anos; 4.685 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 21.303 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Foram contemplados ainda 3,1 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até 16 de setembro de 2020.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, no link http://idg.receita.fazenda.gov.br.
Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço "Meu Imposto de Renda" e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesse caso, o contribuinte pode avaliar os erros e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Turismo é destaque

Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses, aponta IBGE

Imagem de destaque
Determinação

Bets terão que comunicar transações suspeitas ao Coaf e monitorar risco de apostadores

Imagem de destaque
Mais de 33 mil novas

Mais de seis mil empresas foram abertas no Paraná sem necessidade de alvará só em 2024

Imagem de destaque
"Limpar o nome"

Veja como renegociar dívidas após o fim do Desenrola Brasil


A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do Imposto de Renda e a situação cadastral no CPF. Com ele, é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet, mediante o 'Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição', ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço 'Meu Imposto de Renda'.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade