Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conter coronavírus

Após avanço da pandemia, MP volta a pedir fechamento do comércio em Londrina

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
22 set 2020 às 19:22
- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A promotora Susana de Lacerda, responsável pela Promotoria de Proteção à Saúde Pública em Londrina, tenta novamente na Justiça a suspensão das atividades não essenciais no município, como forma de prevenir o esgotamento de leitos nos hospitais da cidade.


O pedido foi feito no dia 15 de setembro, dentro da ação movida em abril que pedia a manutenção da suspensão das atividades não essenciais em Londrina. Na segunda-feira (21), novo decreto prorrogou por mais sete dias a restrição ao horário de funcionamento do comércio das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, e dos shoppings das 11h às 19h, também apenas em dias de semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A promotora argumenta, na nova solicitação, que as análises de avanço de casos confirmados, de óbitos e de ocupação de leitos, tanto na rede pública de saúde quando na privada, indicam risco alto de colapso na saúde, o que demanda medidas ainda mais restritivas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


Na petição, Lacerda detalha o aumento expressivo de 96% no número de casos ativos de Covid-19 no intervalo de um mês. No dia 13 de agosto, o boletim diário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde apontava 253 casos ativos da doença, considerando pacientes internados e pessoas em isolamento domiciliar que estão na fase de transmissão do vírus. Já no dia 13 de setembro, esse número saltou para 498 casos ativos.

Publicidade


A quantidade de mortes pela doença também chama a atenção do Ministério Público. Em apenas uma semana (entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro), 24 pessoas faleceram por Covid-19 em Londrina.


A promotora cita ainda a avaliação técnica feita pelo Grupo de Estudos do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) no dia 9 de setembro. O relatório apontou risco alto para a evolução da doença em Londrina e classificou a situação do município na chamada "bandeira vermelha". Os cálculos e análises são feitos seguindo orientações do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).

Publicidade


O grupo de estudos constatou também que parte dos leitos gerais disponíveis nos hospitais para atender pacientes do SUS passou a receber também pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o que representa a falta de leitos específicos para casos de Covid-19. O Comitê de Crise de Londrina, formado por representantes dos hospitais e autoridades sanitárias, também verificou que a mesma situação ocorre nos leitos particulares.


Para a promotora, as medidas tomadas pela Prefeitura de Londrina, mesmo que mais restritivas desde o dia 10 de setembro – quando passaram a vigorar os decretos de fechamento de bares e áreas públicas e a instituição de uma lei seca - são insuficientes.

Publicidade


"As medidas impostas pelo Prefeito são mais rígidas que anteriormente vigentes, é verdade, mas ainda estão muito longe de corresponder ao recomendado pelo Grupo de Estudos do Coesp”, argumenta a promotora, que continua: "Como anteriormente exposto [no pedido], diante dos cenários críticos da pandemia, as medidas capazes de controlar o contágio, impedir o colapso do sistema de saúde e poupar vidas devem contemplar a suspensão das atividades não essenciais no município”, propõe.


(Atualizado em 23/09/20, às 14:25)


LEIA TAMBÉM:

Acil reforça posicionamento contrário a um possível lockdown


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade