Brasília A Receita Federal liberou, na noite de ontem, a consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda das Pessoas Físicas de 2004. Do total de declarações processadas, 178.442 foram contempladas com a liberação da restituição, que estará disponível para saque na próxima quarta-feira, dia 15. O número de declarações retidas na malha fina foi de 495 mil. A Receita promete que a partir de janeiro de 2005 já poderá começar a liberar os lotes residuais de restituição das pessoas que ficaram retidas em malha. Neste ano, a Receita liberou R$ 6,4 bilhões em restituições do imposto de renda. Foram 6,9 milhões de beneficiados.
Os contribuintes com restituição a receber terão seu dinheiro corrigido em 9,75%, referente à variação da taxa básica de juros a Selic acumulada de maio a novembro e 1% de dezembro. O saque poderá ser feito no banco indicado pela pessoa na declaração de renda. Quem não indicou uma conta-corrente para depósito da restituição poderá sacar o dinheiro em uma agência do Banco do Brasil ou pedir a transferência dos recursos, gratuitamente, pelo telefone 0800-78-5678. A Receita gastará R$ 151,1 milhões com o pagamento destas restituições.
As consultas ao sétimo e último lote de restituições podem ser feitas na Internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone 0300-78-0300.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Renato Andrade
Agência Estado