A partir de segunda-feira, dia 2, as empresas terão que fazer o recolhimento das contribuições previdenciárias (referente à competência de junho) somente por meio eletrônico - a chamada Guia da Previdência Social (GPS) eletrônica -, seguindo a Portaria nº 375, de 25/01/01, do Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS). Até sexta-feira, dia 29, ainda será possível fazer o pagamento da GPS em papel.
Para as contribuições individuais e para os empregados domésticos não haverá mudanças. O recolhimento continuará sendo feito, inclusive, nas lotéricas.
Segundo a Previdência Social, a GPS eletrônica (débito em conta ou aplicativos eletrônicos disponibilizados pelos bancos) é um avanço porque moderniza a relação entre o contribuinte, a rede bancária e a Previdência. Além disso, o pagamento é prontamente reconhecido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), eliminando a intermediação manual do caixa do banco. Na opinião do INSS, essa forma de recolhimento diminui a possibilidade de erros e fraudes.
Leia mais:
Concessão de rodovias no Paraná recebe quatro propostas; leilão nesta quinta
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Programa de atualização de imóvel termina na próxima segunda; entenda
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
* Leia mais em reportagem de Luciano Augusto na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira