Será lançado nesta quarta-feira (20) o Código dos Direitos dos Contribuintes. O código paranaense é uma adaptação de um modelo federal que nunca chegou a ser aprovado no Congresso Nacional. A aprovação da lei complementar já foi votada pela Assembléia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador. É a Lei Complementar nº 107, de janeiro de 2005.
Segundo o secretário Estadual da Fazenda, Heron Arzua, o código protege o contribuinte de uma série de exigências do fisco, que passa agora a utilizar parâmetros mais democráticos.
A aplicação do novo código garante informações mais precisas com relação à carga tributária incidente sobre as mercadorias e serviços. Assegura também ao contribuinte uma defesa mais ampla e veda inúmeras sanções políticas existentes. É o caso das restrições na expedição de blocos fiscais ou inscrições de empresas e, ainda, a retenção de livros e documentos por um período de tempo além do razoável para uma investigação fiscal.
Leia mais:
Com sorteio nesta quinta, Mega-Sena tem prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Dólar alto beneficia agronegócio, mas setor vê variação com ressalvas
IBGE: pobreza e extrema pobreza atingem menor nível no país desde 2012
Bolão de Araras leva R$ 74,7 milhões da Mega-Sena
A Lei Completamentar, além de criar o código, permite também ao Estado elaborar um programa de recuperação e revitalização de empresas.
Informações da AEN