Começa na próxima quarta-feira (28/05), a campanha de recall dos veículos da linha Renault Scénic, equipados com motor 2.0, 16V, 2000 e 2001, e Renault Laguna, com motor 2.0, 16V, 2000.
Os proprietários desses carros deverão comparecer a uma concessionária ou oficina autorizada Renault para verificar eventual substituição da mangueira de combustível. O recall vai durar 180 dias e deve atingir aproximadamente 6,9 mil veículos.
Análises realizadas nesses veículos, em maio deste ano, apontaram a possibilidade de ocorrer degradação prematura da mangueira de combustível - o que pode causar vazamento de combustível e, conseqüentemente, combustão no compartimento do motor.
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O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça é o órgão responsável pela análise e acompanhamento dos recalls. Diante da formalização da campanha de chamamento nesta segunda-feira, o DPDC informou que acompanhará o andamento do recall, de acordo com as normas estabelecidas em lei.
Após o período de 180 dias, enquanto existirem no mercado veículos com o problema apontado, o fornecedor será responsável, sendo obrigado a efetuar os reparos gratuitamente.
Os modelos envolvidos no recall são Scénic 2.0 16V, ano/modelo 2000 e 2001: de 93YJA1D221J228273 a 93YJA1D221J235732; de 93YJA1D222J292408 a 93YJA1D222J321216; de 93YJA1D251J228271 a 93YJA1D251J295052; de 93YJA1D252J292715 a 93YJA1D252J321045; de 93YJA1D321J172626 a 93YJA1D321J256652; de 93YJA1D322J228267 a 93YJA1D322J322855; de 93YJA1D351J136343 a 93YJA1D351J287000; de 93YJA1D352J287086 a 93YJA1D352J324064.
E ainda, o Laguna 2.0 16V, ano/modelo 2000. LAGUNA 2.0 16V: de VF1B56P65YS104516 a VF1B56P65YS104520; de VF1B56P651S104611 a VF1B56P651S105064.
O DPDC informa que os consumidores que possuírem carros com numeração de chassi divulgada acima devem entrar em contato com a Central de Atendimento da Renault do Brasil, fone 0800 55 5615, para agendamento dos reparos. Mais informações podem ser adquiridas na página na internet: www.renault.com.br.
Caso o veículo tenha sido comercializado mais de uma vez, o DPDC avisa que o atual proprietário tem o mesmo direito ao reparo gratuito que o adquirente do produto novo.
Dúvidas, informações ou reclamações poderão ser dirigidas ao Procon de sua localidade ou ao DPDC, por meio do e-mail [email protected], ou pelo telefone (0XX61) 429 3942. Quem preferir enviar correspondência, deverá ser endereçada ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC): Esplanada dos Ministérios, Bloco T - Edifício Sede - Sala 520 - Cep: 70064-900 - Brasília - DF.