A Renault do Brasil pretende aumentar em cerca de 50% sua participação no mercado nacional de veículos. Ano passado a Renault foi responsável por 4,3% da venda de carros de passeio no Brasil. Para 2001 a expectativa da direção da fábrica é que esse índice fique em 6%, passando de 59 mil para 102 mil veículos fabricados em um ano.
Além dos veículos de passeio, a Renault está ampliando a produção de motores para exportação e construindo uma fábrica de utilitários em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. "É uma prova do compromisso da Renault com o Brasil, pois há cinco anos nossa participação no mercado era de 0%", disse o presidente da Renault do Brasil e diretor-geral para o Mercosul, Alexandre Ménard.
As metas da direção da fábrica são baseadas na expectativa de crescimento do mercado de carros zero no País. Ménard disse que em 2001 devem ser vendidos cerca de 1,7 milhão de unidades. "Nossos maiores concorrentes são as montadoras que estão no Brasil há várias décadas." A meta da direção internacional da Renault é que em 2005 a marca represente 10% do mercado brasileiro.
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"O mercado brasileiro é agitado e sulamericano, tem altas e baixas, mas nos últimos 15 anos vem apresentando uma recuperação contínua", lembrou Ménard. Do total de veículos produzidos pela Renault no Brasil, 20% são destinados à exportação para países do Mercosul, Chile, Peru e Colômbia.
A consolidação da fábrica de veículos de passeio em São José dos Pinhais fez com que a empresa antecipasse investimentos. A previsão em 1995, quando foi anunciada a construção da fábrica da Renault no Paraná, era que fossem investidos US$ 1 bilhão em sete anos. Até o final de 2000 os investimentos já tinham chegado a US$ 1,3 bilhão. No mês passado a empresa concluiu investimentos de US$ 30 milhões na linha de montagem de carros de passeio, o que permitirá a ampliação da capacidade de produção das atuais 30 unidades por hora para 40 unidades.
No início de 2002 deve entrar em funcionamento a linha de produção de veículos utilitários da Renault em São José dos Pinhais. A unidade de produção está em fase de construção. Essa será a primeira fábrica conjunta entre a Renault e a Nissan. A partir do ano que vem deverão ser produzdios os utilitários Master e Frontier. Serão 20 mil utilitários no primeiro ano e a previsão para 2003 é que passe dos 30 mil carros. A partir do próximo ano o número de postos de trabalho gerados pela Renault deve subir dos atuais 2 mil para 3 mil.
A fábrica de motores da Renault, outra unidade da empresa em São José dos Pinhais, também vem recebendo investimentos. São US$ 150 milhões em equipamentos para usinagem. A produção é de 100 motores por dia, destinados à exportação. Em março começa a produção de motores de 16 válvulas. "Vamos exportar motores para o Mercosul, México e Colômbia de início, com possibilidade de chegar a outros mercados e quem sabe até mesmo a Europa", conta o presidente da Renault do Brasil.