O governador Roberto Requião assume na quinta-feira (10) a presidência do Codesul, conselho que reúne os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Criado para fortalecer o desenvolvimento econômico e social da região, o Codesul, afirma o governador, terá agora ações mais efetivas à integração ao Mercosul. "Este será um marco político e histórico ao bloco do Mercado Comum do Sul. O fortalecimento dos laços vai transformar os quatro Estados em agentes principais de negócios com os países do Mercosul".
A região, dona de 11% da área territorial brasileira, tem cerca de 27 milhões de habitantes e é responsável por um PIB estimado em mais de R$ 200 bilhões.
Leia mais:
Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira
Mega-Sena acumulada sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 76 milhões
Previdência privada é alternativa para a aposentadoria; saiba como escolher
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Segundo o governador, a integração ao Mercosul virá da união com as províncias que fazem fronteiras com os Estados-membros. "Vou retomar os contatos com a Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino (Crecena) para estabelecer políticas públicas de ações comuns", adianta. "Vamos também buscar recursos de 1 milhão de euros a fundo perdido junto a União Européia para a capacitação de gestores locais num plano de cooperação fronteiriça".
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul foi criado em 1961, através de um convênio entre os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1992, o Estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho.
A entidade tem como objetivo encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, como a concentração do crescimento no centro do País.
A presidência do Codesul tem uma gestão anual, sendo alternada entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um secretário-executivo, nomeado pelo governador-presidente e por quatro secretários-assistentes, além de corpo técnico e administrativo.
Informações da AEN